DEFESA CIVIL INTERDITA CASA E ISOLA OUTRAS CINCO APÓS DESABAMENTO NO BARREIRO, EM BELO HORIZONTE
A Defesa Civil de Belo Horizonte interditou totalmente um imóvel e determinou o isolamento preventivo de áreas em outras cinco casas após vistoria realizada na manhã desta quarta-feira (7) no Vale do Jatobá, na região do Barreiro.
A medida ocorre um dia depois do desabamento de uma residência que deixou um morador ferido, em meio às fortes chuvas que atingiram a capital.
Ao todo, seis imóveis foram avaliados no entorno da casa que desabou na noite de terça-feira (6), na rua Francisco Martins Marques. Segundo a Defesa Civil, a residência diretamente atingida pelo colapso permanece interditada. Em um dos imóveis vizinhos, a interdição foi total devido ao risco de novo desabamento.
Terreno instável e risco geológico alto
Durante a vistoria complementar, os técnicos identificaram movimentação do terreno, abatimento de piso e sons ocos no solo, fatores que indicam instabilidade geológica. Em outras residências também foi apontado risco de queda de árvores.
Orientações aos moradores
Os responsáveis pelos imóveis vistoriados foram notificados a manter o isolamento das áreas interditadas, além de adotar medidas para mitigação dos riscos e recuperação dos locais. A orientação é que qualquer alteração na situação seja comunicada imediatamente à Defesa Civil, pelo telefone 199.
Dois moradores afetados pelas interdições foram encaminhados para a casa de parentes, segundo informou o órgão.
RELEMBRE O CASO
Uma casa desabou na noite de terça-feira (6), no bairro Vale do Jatobá, após as fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte. Um homem de cerca de 60 anos, que estava sozinho no imóvel, ficou preso sob os escombros e foi resgatado com vida pelo Corpo de Bombeiros, em uma operação com seis guarnições. Ele foi levado consciente pelo Samu ao Hospital João XXIII.
Leia também:
Divulgação/Defesa Civil