CASAS VAZIAS PEDEM CUIDADOS EXTRAS PARA EVITAR FURTOS
O período do férias exige atenção redobrada das famílias para evitar furtos em casas que ficam vazias quando todos viajam por alguns dias. Pequenos sinais que podem passar despercebidos, como luzes acesas durante o dia, cartas acumuladas no portão, ausência de circulação de pessoas são um ‘prato cheio’ para os bandidos. Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), revelam que que, até novembro deste ano, 4.582 casas foram furtadas em Belo Horizonte. Este número representa uma média de quase 14 residências furtadas por dia, apenas na capital mineira.
Procurada, a Polícia Militar de Minas Gerais informou que reforçou o policiamento ostensivo em áreas residenciais durante o período de férias, com o objetivo de prevenir e combater crimes contra o patrimônio. Segundo a corporação, a estratégia de atuação leva em conta o diagnóstico da incidência criminal, dados do serviço de inteligência e a parceria com a população, por meio do Disque Denúncia 181 e do telefone 190.
SAIBA AS DICAS DE SEGURANÇA AO DEIXAR A CASA NAS FÉRIAS
Além da atuação policial, a PM orienta que os próprios moradores adotem algumas medidas simples para reduzir os riscos durante o período de ausência.
- Evitar deixar a residência completamente vazia sempre que possível.
Caso não seja viável, pedir a um vizinho ou parente de confiança que visite o imóvel - regularmente, recolha correspondências e observe movimentações suspeitas.
- Não deixar luzes acesas durante o dia, já que isso pode indicar ausência prolongada de moradores.
- Guardar joias e dinheiro em bancos antes da viagem, mesmo quando há cofres dentro de casa.
- Manter jardins e áreas externas bem cuidados, para evitar aparência de abandono.
- Evitar o uso de cadeados externos, que podem evidenciar que o imóvel está vazio.
- Reforçar portas e janelas com fechaduras adequadas.
Cuidado com as redes sociais
Especialistas alertam que a atenção não deve se limitar aos cuidados dentro de casa. O comportamento nas redes sociais também pode aumentar os riscos. A dica é , se vai viajar e quer postar, grave os vídeos e publique depois. Evite fazer esta operação em tempo real, para evitar que os ladrões saibam o que você está fazendo naquele momento, fora de casa.
Por Jardel Gama
Leia também:
GOLPE DA LOTERIA: Caixa Econômica alerta para sites falsos de apostas na Mega da Virada
Divulgação/Banco de Imagens