PRESENÇA DE ESCORPIÃO PROVOCA VISTORIA EM RUA DA PRAÇA DA ESTAÇÃO
A presença de um escorpião provocou a necessidade de uma vistoria na Rua Sapucaí, na Praça da Estação no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte. Um vídeo feito por um homem flagrou o escorpião saindo de uma das muretas do local e, a Prefeitura da Capial afirmou que a equipe de zoonoses vai fazer a vistoria.
Ainda de acordo com a PBH, Agentes de Combate a Endemias (ACE) fazem vistorias rotineiras para avaliação de locais com aparecimento de animais peçonhentos, especialmente de escorpiões. As ações ocorrem também mediante demanda da população. Os pedidos de visitas podem ser feitos no Portal de Serviços ou por meio do PBH APP.
INCIDÊNDIA DE CASOS DE ESCORPIÕES
Até novembro deste ano, BH registrou 456 acidentes com picadas de escorpião. Em 2024, foram 503 ocorrências, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Não houve mortes nos dois anos.
Prevenção
Segundo a Prefeitura, a orientação para a população é manter os locais sempre limpos, livres de entulhos, restos de alimentos ou outros materiais que possam servir de abrigo para escorpiões e outros animais sinantrópicos, como caixas de gordura e esgoto mal vedadas e frestas em paredes.
O que fazer em caso de acidente?
Em caso de acidente com escorpião, a recomendação é não usar remédios caseiros e nem medicação sem orientação médica. Em BH, a sugestão é levar a diretamente para o Hospital João XXIII - Av. Alfredo Balena, 400.
Número de acidentes por picada de escorpião em BH em 2025*, até novembro:
- Janeiro: 62
- Fevereiro: 57
- Março: 53
- Abril: 38
- Maio: 38
- Junho: 32
- Julho: 51
- Agosto: 38
- Setembro: 51
- Outubro: 34
- Novembro: 2
Por Jardel Gama
Leia também:
IMUNIZAÇÃO PRORRROGADA: Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026
Divulgação/Banco de Imagens