Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

BALCÃO LIBERDADE

INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PÚBLICO DA POLICIAL PENAL EM MINAS TERMINAM NA PRÓXIMA SEMANA

O prazo para as inscrições para o concurso público de policial penal em Minas Gerais termina às 14h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (22). O certame de nível médio, oferece 1.178 vagas, com reserva para PCD. Com salário de R$5.332, a primeira etapa das provas está prevista para o dia 25 de janeiro, em 18 cidades mineiras.

O concurso reserva mais de 110 vagas para pessoas com deficiência (PCDs). Aos candidatos inscritos exclusivamente nessa condição, após avaliação preliminar da deficiência através de uma perícia médica, serão designadas atividades de baixo risco, sem acesso ou porte de arma de fogo.

A prova objetiva e a redação estão previstas para o dia 25 de janeiro de 2026, e serão aplicadas em 18 municípios mineiros: Barbacena, Belo Horizonte, Contagem, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

 As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto AOCP, Instituição organizadora do certame: www.institutoaocp.org.br, e a taxa de inscrição é de apenas R$ 48,90.  A segunda via do boleto bancário estará disponível para emissão até as 17h da mesma data. As informações sobre horário e local de prova estarão no Cartão de Informação do Candidato, que estará disponível a partir de 19 de janeiro, no mesmo site.

Atenção: Os candidatos devem acompanhar regularmente o site do Instituto AOCP, canal oficial do concurso, além das redes sociais, para se manterem atualizados sobre todas as etapas e comunicados.

 

UFMG FAZ PROCESSO SELETIVO INÉDITO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

A UFMG faz neste domingo um processo seletivo inédito destinado a estudantes do ensino médio. São 45.571 candidatos que vão fazer as provas, aplicadas em quatro áreas do conhecimento. Segundo o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, Bruno Teixeira, a nova seleção seriada funciona como uma via complementar ao Enem, que continua sendo a principal porta de entrada para os cursos de graduação da UFMG. A iniciativa amplia as chances de ingresso, especialmente para estudantes que ainda estão cursando o ensino médio, incluindo alunos da EJA, Educação de Jovens e Adultos.

O processo seletivo integra o ciclo 2025–2027, com ingresso previsto para 2028. A maioria dos inscritos é formada por estudantes do primeiro ano do ensino médio. Do total de candidatos, cerca de 40 mil têm até 17 anos, enquanto aproximadamente 5 mil têm entre 18 e 25 anos.

A maior parte dos estudantes escolheu Belo Horizonte como local de prova: cerca de 34 mil candidatos. Desses, 56% não residem na capital, o que, segundo a UFMG, demonstra o interesse de estudantes de várias regiões de Minas Gerais e de outros estados em ingressar na universidade.

Neste ano, além de Belo Horizonte, as provas também serão aplicadas em Montes Claros, onde a UFMG oferece cursos de graduação, e em municípios da Região Metropolitana, como Contagem, Betim, Nova Lima, Santa Luzia e Ribeirão das Neves. A universidade já planeja ampliar gradualmente o número de cidades com aplicação das provas a partir de 2026.

 

Orientações aos candidatos

As provas começam às 14h, com abertura dos portões a partir das 12h30. A UFMG reforça a importância de que os candidatos cheguem com antecedência e confiram previamente o endereço do local de prova no comprovante de inscrição.

A instituição destaca ainda que esta é apenas a primeira de três etapas do processo seletivo. A pontuação obtida neste domingo corresponde a 20% da nota final, funcionando também como uma oportunidade para que os candidatos se familiarizem com o formato da seleção e se preparem melhor para as próximas fases.

 

 

Por Jardel Gama

 

 

Leia também:

COMPANHIA DE ABASTECIMENTO PRIVATIZADA: Privatização da Copasa é aprovada em definitivo da ALMG