METADE DOS CONSUMIDORES MINEIROS APOSTA NA IA PARA ‘CAÇAR’ DESCONTOS NA BLACK FRIDAY
Um novo levantamento feito pelo Mercado Livre e Mercado Pago revela que 49% dos entrevistados planejam recorrer à Inteligência Artificial (IA) para buscar melhores descontos durante a Black Friday. Na busca por “ofertas mais vantajosas” no período promocional, 46% dos consumidores afirmam ter organizado as finanças, o que permite gastos maiores neste ano. O levantamento apontou também que os consumidores mineiros já têm definido o que querem comprar na Black Friday de 2025. Os eletrodomésticos lideram a lista, mencionados por 45% dos entrevistados. Na sequência aparecem itens de moda, 36%, e eletrônicos e celulares, com 34% da preferência do consumidor.
Cartão de crédito segue como principal forma de pagamento
Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito continua como o favorito dos consumidores, sendo escolhido por 44% dos entrevistados. O Pix aparece em segundo lugar, com 28%.
A escolha por compras parceladas segue forte no Estado, com 75% dos entrevistados pretendendo dividir o valor dos produtos. A maioria (70%) vai optar por parcelar em até seis vezes, enquanto 24% planejam estender o pagamento para até 12 parcelas e 6% em mais de 12 vezes.
A pesquisa “Panorama de Consumo” foi feita entre 14 e 20 de outubro. Segundo o Mercado Livre, 3,5 mil consumidores de Minas foram ouvidos. Detalhes sobre a metodologia do estudo não foram divulgados.
Alerta contra o endividamento é reforçado
Apesar de muito esperada por consumidores em busca de descontos, a Black Friday deve ser encarada com prudência. Recentemente, o coordenador do Procon da ALMG, Marcelo Barbosa destacou que o consumidor deve ficar atento e evitar o endividamento.
Segundo o especialista, antes de se decidir pela compra, a pessoa deve analisar se, de fato, precisa do produto; se tem dinheiro para pagar à vista; e se a compra precisa ser feita neste momento ou pode ser adiada.
Por Jardel Gama
Leia também:
Divulgação/Banco de Imagens