Olá Visitante! Acesse sua conta ou Cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

Oito crianças e adolescentes são estuprados por dia em MG

Henrique Muzzi

A cada dia, ao menos oito crianças e adolescentes são estuprados em Minas Gerais. Os dados que são aterrorizantes, revelam ainda não só um despreparo em relação ao tema, mas também a desinformação que toma conta, principalmente de zonas afastadas e pobres.

É o caso do interior do estado, onde não há delegacias de atendimento especializado, assim como onde o coronelismo ainda perpetua através da petulância de criminosos ricos e que acabam fugindo dos problemas, por meio de ameaças não só à vítima, mas também a própria família.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apenas 10% dos casos de estupro são notificados no país, ou seja, 9 em cada 10 vítimas nem sequer denunciam os casos.

Em Minas, os dados chamam atenção das autoridades. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o número de vítimas de até 14 anos responde a mais do que o dobro de adultos. Especialistas destacam que para reduzir estes dados, diversos fatores são necessários, como: a criação de delegacias especializadas no atendimento ao menor, vítima de abuso, endurecimento nas penas aplicadas não só ao estupro, mas também ao assédio sexual.

Por fim, revelam ainda que é de suma importância que o estado crie campanhas de conscientização, mostrando principalmente as vítimas que a denúncia é fundamental para que o infrator não saia impune.