ESTADOS UNIDOS DECIDEM ZERAR SOBRETAXA DE 40% SOBRE PRODUTOS BRASILEIROS
Os Estados Unidos decidiram zerar a sobretaxa de 40% que estava sendo cobrada sobre café e carne bovina, dois dos principais itens dos agronegócios na balança comercial com o Brasil. A decisão dessa quinta-feira (20) foi tomada depois de negociações com o governo brasileiro, após receber mais informações sobre os negócios com Brasília. A ação reverte o decreto de 30 de julho.
Agora, os Estados Unidos vão pagar um reembolso para os exportadores dos produtos isentados retroativo a 13 de novembro, quando já havia acabado com as tarifas recíprocas de 10% para esses produtos.
CONFIRA OS PRODUTOS BRASILEIROS QUE TIVERAM TARIFA DE 40% RETIRADA
A lista de produtos isentados inclui centenas de itens do agronegócio brasileiro. Também estão isentos frutas como banana, açaí, cacau, castanha do Pará, abacaxi, laranja, abacate, dentre outros:
- Café;
- Carne;
- Açaí;
- Frutas;
- Nozes;
- Chá;
- Vegetais;
- -Petróleo;
-Carvão;
- Produtos de cacau.
No geral, foram isentos produtos que não são cultivados em solo norte americano, ou que possuem pouca expressividade no agro local. Na última quinta-feira (13), os Estados Unidos já haviam anunciado a isenção das tarifas recíprocas de 10% impostas em abril.
Por Jardel Gama
Leia também:
DINHEIRO NO BOLSO: Servidores estaduais de Minas receberão 13º salário em parcela única; veja data
Divulgação/Banco de Imagens