Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

AVISO DE PERIGO DURANTE AS CHUVAS

SINALIZAÇÃO LUMINOSO DE ALAGAMENTO DEVE SER INSTALADA NA AVENIDA AMAZONAS EM BELO HORIZONTE

Uma nova sinalização luminosa de alagamento deve ser instalada na Avenida Amazonas, em Belo Horizonte. O novo ponto onde a placa será instalada é no cruzamento com a Avenida Francisco Sá, no Prado, na Região Oeste da Capital. Já há dezenas de sinalizações como está em vários pontos mais críticos. A luz amarela piscante alerta os motoristas sobre a necessidade de atenção redobrada em dias de chuva. A luz vermelha indica interdição à frente devido a alagamento, apontando que os motoristas não devem seguir adiante. Se o equipamento estiver desligado, não há problemas no trecho.

 

 SAIBA MAIS

Outros 10 equipamentos em pontos críticos da cidade estão instalados em locais como nos cruzamentos da Avenida Francisco Sá com Rua Cuiabá (Prado); Avenida Augusto de Lima com Rua Ituiutaba (Prado); avenidas Teresa Cristina e Dom João VI (Cinquentenário); e a trincheira da Avenida Vilarinho (Venda Nova).

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a expansão é feita de forma gradativa, considerando as adequações técnicas necessárias em cada local. Segundo a BHTrans, os agentes de trânsito também permanecem monitorando as condições das vias e podem acionar bloqueios em tempo real nos aplicativos de mobilidade urbana. Ao detectar alagamentos, o agente informa imediatamente a situação da via e os aplicativos atualizam a rota com alerta de bloqueio”, reforça.

 

INÍCIO DA OPERAÇÃO NA CAPITAL

A primeira placa sinalizadora da BHTrans começou a operar em fevereiro de 2024 para alertas relativos à Rua Joaquim Murtinho e Avenida Prudente de Morais, no Bairro Santo Antônio, região Centro-Sul da capital. Ele foi instalado na Joaquim Murtinho, entre as ruas Paulo Afonso e Marquês de Maricá.

 

Outros dois locais receberam o novo sistema de sinalização visual no primeiro semestre deste ano: na Rua José Cleto, entre a Rua Coronel Jairo Pereira e a Avenida Bernardo Vasconcelos (Palmares); e na Avenida Bernardo Vasconcelos com Avenida Clara Nunes (Renascença).

 

TRABALHO PREVENTIVO

Segundo a Prefeitura, há um planejamento amplo para o período chuvoso envolvendo vários órgãos, como Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Centro de Operações de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), SLU, BHTrans, Sumob, dentre outros. Há também um trabalho preventivo dos agentes da BHTrans para evitar que veículos e pedestres sejam surpreendidos com os alagamentos.

A Defesa Civil faz o monitoramento constante das condições climáticas em Belo Horizonte. Quando há previsão de fortes chuvas, um protocolo é acionado, envolvendo medidas preventivas e a emissão de alertas. Esses alertas são encaminhados às equipes do COP-BH, que acompanham a cidade por meio das câmeras de vigilância e mobilizam agentes da BHTrans e da Guarda Municipal para realizar o monitoramento visual em áreas com risco de alagamento.

Além dessas medidas, os alertas de chuva são enviados à população, o que é fundamental para orientar as pessoas a evitarem regiões suscetíveis a inundações. Em caso de risco de inundação, os agentes responsáveis pelo monitoramento iniciam o fechamento de vias com sinalização móvel.

Ainda de acordo com o Executivo Municipal, todos os pontos críticos de monitoramento e risco de alagamento contam com sinalizações previamente armazenadas em locais estratégicos, permitindo que os agentes atuem com agilidade. Assim que os fechamentos começam, os profissionais passam a orientar motoristas e pedestres sobre rotas alternativas, reforçando a necessidade de evitar as áreas afetadas pelo risco de alagamento.

 

 

Por Jardel Gama

 

Leia também:

EMBARQUE MAIS CARO NA CAPITAL: Taxistas de Belo Horizonte estão autorizados a cobrar a bandeira 2 durante todo o dia em dezembro