JUSTIÇA ABSORVE TODOS OS TEUS DO CASO BACKER QUE MATOU 10 CONSUMIDORES CONTAMINADOS
A Justiça confirmou nessa terça-feira (4) que absolveu todos os dez réus do processo criminal sobre a contaminação de cervejas da Backer, que causou a morte de dez pessoas e deixou outras 16 com lesões graves. A decisão é da 2ª Vara Criminal de Belo Horizonte, que justificou que não houve provas suficientes para responsabilizar individualmente os acusados. Embora a contaminação e os danos às vítimas sejam fatos comprovados, ele destacou que a denúncia do Ministério Público não conseguiu demonstrar "quem, individualmente, agiu ou se omitiu de forma criminosa".
O magistrado ressaltou também que a absolvição criminal não afeta a responsabilidade civil da empresa. A Cervejaria Três Lobos, dona da marca Backer, continua obrigada a reparar as vítimas e suas famílias, que ainda não receberam a indenização acordada com o MP
De acordo com a decisão, a causa da contaminação foi um defeito de fabricação, um furo no tanque de resfriamento, que permitiu o vazamento da substância tóxica para a cerveja Belorizontina. Investigações apontaram que os produtos foram contaminados por dietilenoglicol e monoetilenoglicol, insumos industriais usados como anticongelantes.
A Polícia encontrou todo o maquinário usado na falsificação, incluindo cola, caldeiras, soda cáustica, rótulos de diversas marcas e tampas diferenciadas. Divulgação/PMMG
POLÍCIA APREENDE MAIS DE 3 MIL GARRAFAS DE CERVEJAS FALSIFICADAS NA GRANDE BELÔ HORIZONTE
A Polícia Militar apreendeu cerca de 140 engradados com mais de 3.300 garrafas adulteradas de cerveja, prontas para distribuição, em um galpão alugado no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No galpão, a Polícia encontrou todo o maquinário usado na falsificação, incluindo cola, caldeiras, soda cáustica, rótulos de diversas marcas e tampas diferenciadas, prontos para serem distribuídos, provavelmente para bares da região. De acordo com policiais, não há suspeita de uso de metanol na adulteração dessas bebidas.
Por Jardel Gama
Leia também:
Divulgação/redes sociais