PRIMEIRO DO NOVO METRÔ DESEMBARCA NO BRASIL NO PRÓXIMO MÊS
O primeiro dos 24 novos trens do metrô de Belo Horizonte deve desembarcar no Brasil na segunda quinzena de dezembro. Antes de receber passageiros, a locomotiva que foi fabricada em Qingdao, na China, via passar por três meses de testes operacionais na linha férrea da capital. A composição já está sendo enviada por navio ao Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro e, em seguida, transportada via terrestre até Belo Horizonte.
De acordo com o cronograma da Metrô BH, concessionária responsável pelo meio de transporte, os testes estáticos e dinâmicos incluem cerca de 60 procedimentos técnicos que avaliam o desempenho dos sistemas de tração, frenagem, sinalização e energia. A fase checa também itens como controle de portas, câmeras, ar-condicionado, iluminação e comunicação entre vagões, além de simulações de emergência e frenagem automática.
Os resultados dessas análises definirão os ajustes finais antes da entrada em operação comercial, no primeiro semestre de 2026. O modelo, identificado como série 2000, traz tecnologias inéditas no transporte sobre trilhos da capital. Além do ar-condicionado e bancos mais largos, as composições terão painéis multimídia com mapas dinâmicos, sistema de contagem de passageiros em tempo real e telemetria embarcada, que envia dados de desempenho diretamente ao Centro de Controle Operacional.
Também foram incorporados sistemas de frenagem regenerativa, que devolvem energia à rede durante o processo de parada, e um conjunto de detecção automática de falhas e incêndios. Cada trem contará ainda com pantógrafos automatizados, responsáveis pela conexão à rede elétrica aérea. Segundo a empresa, em caso de impacto acidental, o dispositivo se recolhe automaticamente, evitando danos em série.
CHEGADA E PRÓXIMOS PASSOS
Com a chegada do primeiro trem, o metrô de Belo Horizonte inicia o ciclo de substituição da frota em circulação desde a década de 1980. Outros três serão entregues até junho de 2026, seguidos por seis unidades até o fim do ano. A previsão é que todas as 24 composições estejam operando até 2027.
O novo modelo vai atender tanto a Linha 1, que passa por revitalização, quanto a futura Linha 2, que ligará o Barreiro à região central. Duas das novas estações - Nova Suíça e Amazonas - devem entrar em operação já em julho de 2026.
Por Jardel Gama
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