GOVERNO RECUA E MANTÉM AULAS PRÁTICAS DA CNH NAS AUTO ESCOLAS
O Governo Federal recuou nessa quinta-feira (23) e decidiu manter um número mínimo de aulas práticas dentro das autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A proposta inicial da Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran, previa o fim completo da obrigatoriedade, mas o novo texto deve estabelecer um mínimo de até cinco aulas práticas, bem abaixo das 20 atualmente exigidas, o que deve jogar para baixo o custo final da obtenção do documento... O recuo acontece logo depois de protestos de empresários e instrutores de autoescolas em todo o Brasil.
Antes decidido a cortar 100% da obrigatoriedade das aulas práticas nas instituições de ensino, o texto, que segue em consulta pública até o dia 2 de novembro, deve ter alterações sobre o tema quando for enviado para votação no Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Governo vê a iniciativa como fundamental para reduzir os custos da CNH. Divulgação/ Banco de Imagens
INSTRUTOR AUTÔNOMO MANTIDO
Outro ponto polêmico do texto, que prevê a criação da categoria de instrutor autônomo para ministrar as aulas de direção, não deverá sofrer alterações em relação ao que está em consulta pública. O governo vê a iniciativa como fundamental para reduzir os custos da CNH, embora as autoescolas sigam resistentes também a essa mudança. Em relação às aulas teóricas, a tendência é que a obrigatoriedade da autoescola realmente termine, e sejam criados cursos online gratuitos.
Por Jardel Gama
Leia também:
Divulgação/Banco de imagens