SETOR SUPERMERCADISTA PREVÊ ALTA NAS VENDAS DE NATAL COM ABERTURA DE MAIS DE 8 MIL VAGAS
Nova pesquisa da Associação Mineira de Supermercados (Amis), prevê que as vedas do setor no natal deste ano devem crescer 6,8%, no estado. Além do avenço, as empresas estimam a abertura de 8,2 vagas temporárias. O levantamento com 110 empresários em todas as regiões de Minas, divulgado nesta terça-feira (22), mostra também que os consumidores estão mais dispostos a investir em produtos prontos ou pré-preparados, que oferecem praticidade no preparo das ceias.
Itens mais procurados devem seguir o padrão das festividades, mas com preferência aos produtos premium e os já prontos. Divulgação - Banco de Imagens
ALTA DO EMPREGO
A categoria revela que o otimismo se deve à baixa taxa de desemprego e à melhora na renda da população. Os itens mais procurados devem seguir o padrão das festividades, mas com destaque para a venda de cervejas sem álcool (9,3%), seguidas por frutas in natura (8,6%), cervejas tradicionais e vinhos (7,9%) e panetones (6,7%). O estudo mostra ainda que os consumidores estão mais dispostos a investir em produtos premium e em itens prontos ou pré-preparados, que oferecem praticidade no preparo das ceias.
Além das tendências de consumo, o setor também se prepara para reforçar o quadro de funcionários. Segundo a pesquisa da Amis, 21,5% das 8,2 mil vagas temporárias devem ser efetivadas após o período de festas.
Atualmente, os supermercados mineiros somam 47,6 mil lojas ativas e empregam mais de 500 mil pessoas. O faturamento do setor em 2024 foi de R$ 124,7 bilhões, o equivalente a 11% do PIB estadual.
Por Jardel Gama
Leia também:
Divulgação/Banco de imagens