WHATSAPP LANÇA FUNCIONALIDADE DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA RESUMIR CONVERSAS
O WhatsApp lançou uma nova funcionalidade de inteligência artificial que cria resumos automáticos de conversas. O recurso, chamado de "resumo de mensagens", destaca os pontos mais relevantes do conteúdo de grupos ou chats individuais, permitindo que usuários acompanhem diálogos extensos de forma mais rápida. A novidade chega primeiro aos usuários brasileiros, em português, antes de ser implementada em outros países e idiomas.
Por padrão, o uso da inteligência artificial vem desativado. Para ativá-lo, o usuário deve acessar as configurações de bate-papo e habilitar o processamento privado. Também é possível limitar o uso da IA nas próprias conversas, ativando a opção "privacidade avançada de conversas" em cada chat, o que impede que a ferramenta seja aplicada àquelas mensagens específicas.
SEGURANÇA
A função utiliza uma tecnologia chamada processamento privado, que permite à Meta AI — o sistema de inteligência artificial da empresa — gerar os resumos sem que o WhatsApp ou a própria Meta tenham acesso às mensagens.
A empresa garante que o conteúdo das conversas continua protegido pela criptografia de ponta a ponta, o mesmo sistema que impede qualquer outra pessoa, fora dos participantes, de ler o que foi trocado. O resumo produzido também permanece criptografado e visível apenas para o usuário que o solicitou.
Leia também: