COMÉRCIO DE BELO HORIZONTE DEVE TER O MAIOR MOVIMENTO DOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS
O Dia das Crianças de 2025 promete ser o mais aquecido para o comércio de Belo Horizonte desde 2021.
Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) da UFMG, 46,33% dos consumidores da capital pretendem comprar presentes neste ano, um aumento de 11% em relação a 2024, quando o índice era de 41,74%.
O estudo mostra ainda que a maioria dos consumidores pretende manter ou aumentar o valor gasto em comparação ao ano passado. A parcela dos que planejam gastar o mesmo valor subiu de 48,86% para 52,63%, enquanto aqueles que devem investir mais passou de 26,14% para 26,32%. Apenas 8,42% afirmaram que vão gastar menos.
O ticket médio estimado para os presentes é de R$ 84,87, leve queda de 1,21% em relação a 2024. Mesmo assim, o levantamento indica que mais de 90% dos consumidores devem gastar até R$ 150, sendo que 55,79% planejam desembolsar entre R$ 51 e R$ 100, e 22% até R$ 50.
Apesar do avanço das compras online, as lojas físicas seguem como o principal canal de escolha, com 36,63% dos entrevistados afirmando que pretendem comprar presencialmente.
No entanto, o percentual é menor do que o registrado em 2024, quando 48,35% priorizavam as compras nas lojas. A compra pela internet cresceu de 26,37% para 29,70%, enquanto a opção por combinar os dois formatos caiu de 13,19% para 11,88%.
A pesquisa de Pretensão de Compra para o Dia das Crianças, realizada em setembro, integra o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte e tem como objetivo avaliar as expectativas de consumo na capital mineira.
O levantamento foi feito com 218 entrevistados, considerando diferentes faixas de renda e sexo, e serve de base para que o varejo planeje estoques, contratações e investimentos para a data.
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