CBF ANUNCIA NOVO CALENDÁRIO DO FUTEBOL NACIONAL BRASILEIRO PARA O QUADRIÊNIO 2026/2029
A CBF anunciou nesta quarta-feira (1) o novo calendário do futebol nacional brasileiro para o quadriênio 2026/2029, com as novas datas e formatos das principais competições nacionais. Entre as alterações, os campeonatos estaduais serão reduzidos em 11 datas, Brasileirão em novo formato, as finais em jogo único na Copa do Brasil, com aumento no número de clubes vindos de campeonatos regionais, além da novidade do impedimento semiautomático. A Federação Brasileira de Futebol anunciou também para o ano que vem estreitamento de relacionamento entre CBF, Conmebol e Fifa, com objetivo de colocar o Brasil no centro das atenções do esporte.
SAIBA OS DETALHES DO NOVO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO
Todas as datas
Estaduais - 11 de janeiro a 8 de março
Copa do Nordeste - 25 de março a 7 de junho
Copa Verde - 25 de março a 7 de junho
Copa Sul-Sudeste - 25 de março a 7 de junho
Copa do Brasil - 18 de fevereiro a 6 de dezembro
Brasileirão - 28 de janeiro a 2 de dezembro
Série B - 21 de março a 28 de novembro
Série C - 5 de abril a 25 de outubro
Série D - 5 de abril a 13 de setembro
Libertadores - 18 de fevereiro a 28 de novembro
Sul-Americana - 8 de abril a 21 de novembro
Principais mudanças e novidades
Além das novas datas, foi anunciada também uma nova competição: a Copa Sul-Sudeste, que será disputada simultaneamente à Copa Verde e a Copa do Nordeste. Na Copa do Brasil, todos os clubes da Série A entrarão na ‘5ª fase do torneio’, haverá aumento de 92 para 126 clubes (128 a partir de 2027) e final em jogo único.
A partir de agora, a Série A do Campeonato Brasileiro começará em 28 de janeiro. Anteriormente, a competição iniciava entre os meses de março e abril. A Série B, por outro lado, terá início em 21 de março.
Série C e Série D
A Série C, por outro lado, passou por mais mudanças. A partir do próximo ano, apenas dois clubes serão rebaixados para a Série D, na qual seis equipes serão promovidas para a ‘terceirona’. Em 2027, o cenário se repete para que então, em 2028, a competição chegue a 28 clubes (2 grupos de 14, com jogos de ida e volta), rebaixando seis times para a Série D 2029.
Série D
Já a Série D, passará de 64 para 96 clubes, com 100 partidas a mais na competição (10 a 14 por clube).
Torneios regionais
Para os torneios regionais (Copa Verde, Copa do Nordeste, Copa Sul-Sudeste), nenhuma equipe participante de torneios da Conmebol poderá jogar tais competições. Na Copa do Nordeste, houve um aumento de 16 para 20 equipes.
Já a Copa Verde irá manter o número de participantes e abrangerá o retorno da Copa Norte e a criação da Copa Centro-Oeste. Times do Espírito Santo também jogarão o torneio.
A grande novidade fica por conta da Copa Sul-Sudeste, com 12 times participantes e garantia de ao menos seis jogos na competição por equipe. As vagas serão dadas através dos desempenhos nos respectivos estaduais.
Por Jardel Gama
Leia também:
SUSPENSÃO NO ABASTECIMENTO: Bairros de Belo Horizonte e Ibirité pode ficar sem água nestes três dias
Foto: Rafael Ribeiro/CBF