Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

ALERTA

ATAQUE DE ABELHAS LEVA 89 PESSOAS AO HOSPITAL JOÃO XXIII EM 2025

O Hospital João XXIII, referência em urgência e emergência em Belo Horizonte, registrou 89 atendimentos por picadas de abelhas entre janeiro e agosto deste ano. O número já representa mais da metade dos 172 casos atendidos durante todo o ano de 2024. A média mensal de atendimentos é de 11 vítimas.

Segundo especialistas, as abelhas atacam pessoas para defender a colmeia, fontes de alimento e a si mesmas contra ameaças percebidas, o que pode ser desencadeado por barulhos, movimentos bruscos, perfumes ou proximidade ao ninho. Fatores como a perda de habitat devido a desmatamento e uso de agrotóxicos, a busca por alimento e as mudanças climáticas também contribuem para que elas se aproximem mais das áreas urbanas, aumentando o contato com humanos e, consequentemente, os ataques. O aumento da temperatura também pode tornar algumas espécies de abelhas mais agressivas. Lembrando que mais de 10 picadas já podem ser consideradas uma situação grave, e qualquer reação alérgica exige atendimento médico imediato. Confira os registros de atendimentos no João XXIII nos últimos anos:

  • 2022: 137 casos
  • 2023: 189 casos
  • 2024: 172 casos
  • 2025: 89 casos (janeiro a agosto)

ORIENTAÇÕES

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reforça a importância da prevenção, que é a melhor forma de evitar complicações. Em caso de ataque, a orientação é:

  • Sair imediatamente do local, correndo se for possível.
  • Procurar abrigo ou uma barreira que impeça a entrada dos insetos.
  • Proteger pescoço, boca e nariz, que são áreas sensíveis para as vias aéreas.
  • mergulhar na água para fugir dos insetos não é aconselhável já que as abelhas podem esperar a vítima emergir para continuar o ataque.

 

Leia também:

TOP 10: Calorão desse domingo fica entre os 10 maiores do ano em Belo Horizonte. Primavera chega nesta segunda-feira com possível recorde de calor e chuva na capital