PRIMAVERA COMEÇA COM CHEGADA DE FRENTE FRIA, TEMPORAIS E FORTES VENTOS
A chegada da primavera na próxima segunda-feira (22/09) às 15:19h, vai trazer mudanças significativas nas condições climáticas em grande parte do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até quarta-feira (24/09) uma intensa frente fria avança sobre as regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais e fortes ventos. Em seguida, uma massa de ar frio e seco deve causar queda das temperaturas, com previsão de geada no Sul do país e queda de temperatura no Norte.
A primavera é chamada de estação das flores porque o aumento da temperatura e da umidade do ar após o inverno favorece o desabrochar de inúmeras espécies de plantas, que voltam a brotar, crescer e encher as paisagens de cor e vida com suas flores. O fenômeno torna a estação visualmente mais vibrante e colorida, tanto em jardins e parques quanto em campos.
MINAS GERAIS
Em Minas Gerais, o início da estação das flores ainda tem características do fim do período seco. Ou seja, grande variação das temperaturas ao longo do dia, baixos índices de umidade à tarde em quase todo o estado e predomínio de sol entre poucas nuvens. A primavera ainda costuma registrar as maiores temperaturas do ano, inclusive com ondas de calor. Contudo, ainda não é possível saber se teremos essas ondas este ano. As chuvas, devem ficar mais frequentes a partir de meados de outubro.
LA NIÑA
Relatório da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, a sigla em inglês) - agência científica e reguladora americana de previsão do tempo - avaliou que o fenômeno La Niña pode influenciar o regime de chuvas, durante a primavera no Hemisfério Sul, devido ao aumento da umidade vinda da Amazônia e da formação de sistemas meteorológicos. Em anos do La Niña, observa-se a redução das chuvas na Região Sul, tanto na quantidade, quanto na frequência, havendo possibilidade de alguns períodos longos sem precipitações.
Leia também: