ANVISA PROÍBE VENDA DE AZEITE E SUPLEMENTO QUE PROMETE EMAGRECIMENTO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do azeite de oliva argentino da marca Los Nobles em todo o país. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça-feira (16/09) e proíbe a comercialização, distribuição, importação, propaganda e o uso do produto. Segundo a agência, o produto tem origem considerada clandestina, pois não apresenta anuência prévia da Anvisa para importação e não tem registro na Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica da Argentina (Anmat). Na embalagem do produto, é descrito que ele apresenta origem em Mendonza, cidade na Argentina. Em 2019, o azeite já havia sido proibido na Argentina pela Agência Santafesina de Segurança Alimentar (ASSAl), órgão de segurança alimentar da cidade de Santa Fé, por não cumprir a normativa alimentar vigente.
Na mesma resolução, a Anvisa proíbe também a venda de Zempyc Natural, um suplemento alimentar comercializado por meio de sites, plataformas eletrônicas e redes sociais e que promete emagrecimento. De acordo com a Anvisa, o produto utiliza denominação irregular e é divulgado por meio de propagandas enganosas que alegam queima de gordura, redução do apetite, aceleração do metabolismo, da energia e da disposição. A agência afirma ainda que o rótulo do produto traz o nome de uma empresa farmacêutica que, procurada, "declarou que não localizou em seus controles internos, nenhum produto com a denominação de Zempyc".
Para que os usuários possam verificar se determinada marca está com irregularidades basta acessar o site da Anvisa ou a base de dados do Mapa.
Leia também:
SENTIU?: Moradores da Grande Belo Horizonte relatam tremor de terra