DESTINAÇÃO DE ÁREA PARA COMPLEXO HOSPITALAR NA GAMELEIRA É APROVADA NA CÂMARA DE BELO HORIZONTE
A destinação de área para complexo hospitalar no Gameleira já está aprovada, em segundo turno e em definitivo, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. O Projeto destina quatro trechos de ruas no bairro para a construção do Complexo de Saúde Hospital Padre Eustáquio (HoPE) e do novo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG). O PL estabelece o uso da área para atividade de quatro hospitais estaduais: Eduardo de Menezes, João Paulo II, Alberto Cavalcanti e Maternidade Odete Valadares, todos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A área será repassada pelo Município ao Estado de Minas Gerais para viabilizar o projeto, que será executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
ATENDIMENTOS PREVISTOS
O HoPE vai oferecer atendimentos em oncologia, infectologia, hematologia, pediatria e contará com um laboratório centralizado, beneficiando usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não só de Belo Horizonte, mas de toda a Região Metropolitana.
MUDANÇAS E EMENDAS NO PROJETO
Durante a tramitação, o projeto recebeu 19 emendas e duas subemendas. Entre as propostas aprovadas está uma subemenda da Comissão de Orçamento que prevê a reversão da área ao município caso o Estado não cumpra a destinação prometida.
O projeto foi votado em blocos, após acordo entre os vereadores para evitar obstruções. Emendas que pediam o acréscimo de 400 leitos clínicos e 100 leitos de UTI para o SUS foram rejeitadas.
Por Jardel Gama
Leia também:
DETERMINAÇÃO JUDICIAL: Fhemig vai cumprir decisão do TCE em abertura de salas cirúrgicas