RUA NO CENTRÃO DE BELO HORIZONTE FICA FECHADA NESTA TERÇA-FEIRA (9) PARA FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
A rua Goiás, entre Augusto de Lima e rua da Bahia, no Centrão de Belo Horizonte, permanece fechada nesta terça-feira (9) entre 8h e 19h, por causa da Feira da Economia Solidária. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, essa será uma "edição especial", com gastronomia, artesanato, vestuário, cosméticos e música ao vivo. A feira da rua Goiás acontece toda segunda terça-feira do mês e integra o programa Economia Popular. O objetivo é fomentar a economia com a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social, além de promover a comercialização solidária, a valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença, preservação e cuidado com o meio ambiente.
Esses grupos atuam nos segmentos de artesanato, vestuário, cosméticos e alimentos, comercializando seus produtos nas feiras organizadas pela PBH. Divulgação/ Banco de Imagens
FORMAÇÃO DOS EXPOSITORES
O Centro Público de Economia Solidária (Cepes), espaço localizado próximo à Praça da Estação, é referência para os grupos em atividades de formação, organização e apoio, que futuramente integrarão a Economia Popular Solidária.
Atualmente, o Cepes conta com mais de 200 grupos cadastrados, compostos por no mínimo três integrantes, como prevê o modelo coletivo. Esses grupos atuam nos segmentos de artesanato, vestuário, cosméticos e alimentos, comercializando seus produtos nas feiras organizadas pela PBH.
Interessados em integrar a Economia Popular Solidária devem passar por uma pré-formação, onde é feito o cadastro dos grupos. Em seguida, participar de uma formação com seis encontros presenciais no Cepes.
Mais informações podem ser obtidas por e-mail (cepes@pbh.gov.br).
Por Jardel Gama
Com informações da Ascom da PBH
Leia também: