Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Sintonia Liberdade

17:00 às 19:00

PROTEÇÃO ÀS CRIANÇAS

AUMENTO DE PENA PARA ALICIAMENTO DE CRIANÇAS NA INTERNET AVANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O Projeto de Lei 2.857, de 2019, que aumenta em um terço a pena para o crime de aliciamento de crianças e adolescentes por meio da internet, via aplicativos ou redes sociais avançou na Câmara dos Deputados. Nessa quarta-feira (13/08), o texto foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Atualmente, o artigo 241-D, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990) prevê pena de reclusão de 1 a 3 anos, mais multa, a quem aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, criança, com o fim de com ela praticar ato libidinoso.

O projeto de lei avançou na CCJ após repercussão da denúncia do influenciador Felca Bressanim contra perfis que usam crianças e adolescentes com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo em programas divulgados nas plataformas digitais, com o objetivo de monetizar esses conteúdos, gerando dinheiro para os donos dos canais.

Diante da repercussão do assunto, o Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados definiu, que será criado um grupo de trabalho (GT), a partir da próxima semana, com o objetivo de elaborar um projeto de lei (PL) para combater a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais. O grupo terá até 30 dias para apresentar um texto sobre o tema.

(Imagem e Fonte: Agência Brasil)

 

Leia também:

1º DE SETEMBRO: Implante contraceptivo hormonal passa a ser oferecido gratuitamente na rede particular