PROJETO DO MOVE AVENIDA AMAZONAS É APRESENTADO EM BELO HORIZONTE
O Projeto do Move da Avenida Amazonas já está aberto à opinião da população belo-horizontina. Em apresentação nessa segunda-feira (11), a Comissão Regional de Transportes e Trânsito da Capital (CRTT) apresentou os estudos preliminares, com o objetivo promover a escuta de propostas e melhorias. Novas discussões devem acontecer ao longo do processo de desenvolvimento do Projeto Move Amazonas, previsto para entrar em operação em 2030.
ESTUDOS TÉCNICOS EM ANDAMENTO
O Move Amazonas está em fase de desenvolvimento com estudos técnicos e projetos de infraestrutura, incluindo faixas exclusivas e novas estações. A iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte tem como objetivo melhorar a mobilidade no Vetor Oeste da capital e na região metropolitana, tendo como eixo principal a Avenida Amazonas.
O projeto contempla 39,7 quilômetros de intervenções viárias, sendo 8,64 nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel com solução BRT, e o restante distribuído entre vias de acesso às regiões do Barreiro e de Contagem, além de áreas com melhorias urbanísticas e de acessibilidade, os chamados “Bolsões de Caminhabilidade”.
Financiado pelo Banco Mundial, está sendo desenvolvido pelo consórcio e tem prazo de execução de 26 meses.
A CRTT
As reuniões ordinárias da CRTT acontecem bimestralmente com as dez regionais administrativas da cidade. O objetivo é o acompanhamento das demandas das CRTTs, treinamentos, apresentações de propostas sobre transportes e trânsito, além de manter os representantes das comunidades atualizados sobre as ações da BHTrans. Nessas reuniões, todos os moradores podem participar e têm direito a voz, mas só os representantes eleitos podem votar.
A CRTT é a instância de participação popular regional de caráter consultivo, sugestivo, opinativo e informativo do sistema de transporte e trânsito de Belo Horizonte e atua nas regionais administrativas do município. Segundo a Prefeitura, o órgão é a instância de interação entre a comunidade local e o Poder Executivo Municipal, sendo coordenada pela BHTrans, por meio da Assessoria de Mobilização Social, com o objetivo de assegurar à comunidade local o acesso à informação e a participação no processo de elaboração, debate, sugestão, implantação, desenvolvimento e manutenção das políticas públicas de transportes e trânsito no âmbito de abrangência da respectiva.
Por Jardel Gama
Leia também: