Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

REGIÃO CENTRAL DE MINAS

INCÊNDIOS CONSOMEM MAIS DE 120 HECTARES DE MATA NA SERRA DO CIPÓ

Mais de 120 hectares de mata no entorno da Serra do Cipó, na região Central de Minas Gerais, foram destruídos por incêndios de sábado (2) e esta quarta-feira (6). 

Os focos se concentraram em regiões de campo rupestre, brejos e áreas de nascentes, próximas ao Parque Nacional da Serra do Cipó e ao Parque Estadual da Serra do Intendente.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Brigada Voluntária Cipó trabalharam em conjunto para conter as chamas. Segundo os bombeiros, 121 hectares foram queimados, sendo 106,5 na zona de amortecimento e 14,5 dentro do Parque do Intendente.

MONITORAMENTO 

O CBMMG atuou no combate a dois focos de incêndio de segunda e terça-feira na região da Serra do Intendente. Os incêndios foram controlados na noite de segunda e, após monitoramento com drones, foram considerados extintos na tarde de terça-feira.

As áreas atingidas incluem pontos estratégicos, como o Pico do Breu e a travessia Lapinha-Tabuleiro, conhecidos por abrigarem nascentes e ecossistemas de alta relevância ambiental.

O mês de agosto é historicamente crítico para incêndios na região, devido à seca e aos ventos fortes. Por isso, desde o ano passado, a cidade de Santana do Riacho, onde fica o Parque Nacional da Serra do Cipó, mantém um decreto que proíbe qualquer tipo de queimada entre junho e novembro.

 

Leia também:

EXAMES RÁPIDOS E GRATUITOS: Testes para doenças de próstata podem ser feitos nas lojas da Araujo em Minas