Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

PORTA ABERTA NO MAGISTÉRIO

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO NACIONAL DOS PROFESSORES TERMINAM NESTA SEXTA (25)

As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) terminam às 23h59 desta sexta-feira (25). O prazo vale também para os pedidos de atendimento especializado e uso de nome social por pessoas trans. Quem pode participar da Prova Unificada são os estudantes que se formam em cursos de Licenciaturas, em 2025, inscritos no Enade das Licenciaturas pelo coordenador de curso das instituições de ensino onde estudam. A solicitação deve ser feita pelo Sistema PND, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova unificada, mesmo não sendo um concurso público, representa uma oportunidade para os interessados entrarem no magistério público, uma vez que estados e municípios podem adotar a nota do candidato com parte do processo seletivo de professores de suas redes de ensino. Por esse motivo, a PND vem sendo chamada de "CNU dos Professores", em alusão ao processo seletivo do Concurso Nacional Público Unificado.

 

QUEM PODE SE INSCREVER

Os estudantes que se formam em cursos de Licenciaturas, em 2025, que estão inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas pelo coordenador de curso, dentro de suas instituições de ensino podem fazer a PND. Basta acessar o Sistema PND, preencher os dados e confirmar a participação na prova. Estes alunos têm direito à isenção de pagamento da taxa de inscrição automaticamente.

Além dos estudantes concluintes inscritos no Enade 2025, podem realizar a PND todos os professores com formação em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de cncussos ou precessos seletivos promovidos pelas redes de ensino que adorem o resultado da aveliação como etapa de adminssão, em 2026. Preliminarmente, o MEC anunciou uma lista em que 1.508 redes de ensino municipais e 22 estaduais aderiram à PND.

 

TAXA DE INSCRIÇÃO

Para os candidatos que não tiveram direito à gratuidade da inscrição ou tiveram o pedido de isenção reprovado, a taxa custa R$ 85 e deve ser paga até a próxima quinta-feira (31), em qualquer agência bancária, casa lotérica ou aplicativos do banco.

Conforme o edital da PND 2025, além dos concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas, puderam solicitar a isenção os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

No momento da inscrição é gerada a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento da taxa. Quem deseja reimprimir a GRU Cobrança deve acessar novamente o Sistema PND.

 

PND

As provas serão aplicadas no dia 26 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme o cronograma divulgado.

O Ministério da Educação (MEC) criou a PND, neste ano, para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino.

A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no Brasil. A política pública pretende atender 2,3 milhões?de?professores em todo o país.

 

 

Por Jardel Gama

 

 

Leia também:

OPORTUNIDADE DE PREMIAÇÃO: Nota Fiscal Mineira terá sorteio especial de R$ 200 mil para celebrar mês dos pais