GOVERNO LANÇA APLICATIVO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL
O governo federal lançou nesta quarta-feira (23) aplicativos que estabelecem o compartilhamento de dados entre sistemas federais. Uma das principais novidades é o app da Carteira de Identidade Nacional, que valida os dados constantes na versão física do documento, por meio do QR Code. A CIN é emitida gratuitamente pelos estados desde julho de 2022 e adota o CPF como único número de registro geral, válido em todo o país.
Outra iniciativa é o aplicativo “Meu Imóvel Rural”, que reúne as principais informações de propriedades rurais, antes divididas em três sistemas diferentes, em uma única plataforma. Na ferramenta, é possível obter dados e identificar pendências ambientais, fundiárias e fiscais do imóvel rural.
A CNI prevê a coleta das digitais e da biometria facial dos cidadãos e utiliza o CPF como número único de identificação. Reprodução/Governo Federal
IDENTIDADE NACIONAL
“É o habilitador do cidadão para o mundo digital”, disse o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, em entrevista à imprensa. Ele explicou, por exemplo, que a CNI já confere o selo ouro no Gov.br, a plataforma de serviços do governo federal. O acesso a funções do sistema é dividido por selos de confiabilidade – bronze, prata e ouro.
Lançada em 2022, a CNI é emitida pelas secretarias de Segurança dos estados, prevê a coleta das digitais e da biometria facial dos cidadãos e utiliza o CPF como número único de identificação. Hoje, diferentes bases biométricas já contemplam dados de 150 milhões de pessoas, como do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e da Polícia Federal.
Por Jardel Gama
Leia também:
RESTITUIÇÃO IRPF: Receita libera nesta quinta (24) consulta ao 3º lote de restituição