Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

ATRAÇÃO DE FÉRIAS NA CAPITAL

ZOOLÓGICO DE BELO HORIZONTE PROMOVE VISITA NOTURNA DE FÉRIAS AO AQUÁRIO DO RIO SÃO FRANCISCO

O Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte promove nesta sexta-feira (11) uma visita noturna de férias ao Aquário do Rio São Francisco. Entre 18h30 e 22h, os visitantes do Zoológico vão poder contemplar os peixes nos 22 tanques que compõem a atração temática. A proposta é despertar a atenção dos participantes para aspectos diferenciados de algumas espécies e importância delas para o ecossistema. Valores de ingressos de pedestres e veículos devem ser conferidos no site da Fundação de Parques, no menu ‘Preços e horários’.

O Projeto “Uma Noite no Aquário” permite que os visitantes conheçam as características, os hábitos e curiosidades de espécies como o surubim, um dos maiores peixes de água doce do Brasil, que pode chegar a 1,8 metro de comprimento. Os visitantes também têm acesso a algumas áreas internas do Aquário, os “bastidores”, entendendo melhor como funciona toda a dinâmica do equipamento. Para isso, devem procurar um dos educadores do Aquário para fazer inscrição no próprio local.

O acesso na data de visitação noturna será feito exclusivamente pela portaria da Avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha. Nesse dia, não será permitido estacionar dentro das dependências do Aquário.

 

PROJETO SURUBIM DOCE

A visita noturna ao Aquário contará também com a presença de integrantes do projeto Surubim-do-Doce, iniciativa dedicada à conservação do Steindachneridion doceanum, conhecido como surubim-do-doce, um peixe endêmico da bacia do Rio Doce e atualmente classificado como criticamente ameaçado de extinção. O projeto realiza ações de conservação da espécie por meio de pesquisa científica, monitoramento ambiental, diálogo com comunidades ribeirinhas, produção de materiais educativos e ações de educação ambiental em espaços formais e não formais de ensino.

Como parte dessas ações, o projeto vai oferecer ao público uma experiência educativa e com o objetivo de conscientizar sobre a preservação do surubim-do-doce e da bacia do Rio Doce. A proposta inclui atividades lúdicas e informativas voltadas para todas as idades, com oficinas para crianças, exposição de exemplares de peixes fixados da coleção ictiológica do Museu de Zoologia João Moojen, da Universidade Federal de Viçosa, vídeos educativos e momentos de diálogo com educadores ambientais e pesquisadores que integram a equipe do projeto. A atividade acontecerá também no sábado (12), na parte da manhã.

Visitante consegue ter acesso a áudios explicativos sobre as espécies que estão naquele tanque, além de jogos interativos. Divulgação/banco de imagens

 

ÁUDIO GUIA

Com o objetivo de incluir e facilitar a visitação para todas as pessoas, os tanques do Aquário contam com audioguia. Por meio de QR Codes disponibilizados, o visitante consegue ter acesso a áudios explicativos sobre as espécies que estão naquele tanque, além de jogos interativos. Outras informações e curiosidades também estarão disponíveis como, por exemplo, a água do Aquário que permanece sempre limpa, o significado de algumas esculturas do local e por qual motivo alguns peixes menores nadam juntos.

Para acessar o conteúdo, basta apontar a câmera do celular para o QR Code e se divertir com as informações disponibilizadas.

 

RIQUEZAS DO VELHO CHICO

O Aquário da Bacia do Rio São Francisco, localizado dentro do Zoológico de BH, é um dos maiores entre os temáticos do Brasil e destaca várias riquezas culturais do Velho Chico, como é conhecido o Rio São Francisco, um dos mais importantes do país.

Entre as cerca de 50 espécies de peixes que o visitante poderá conhecer de perto estão dourados, curimatãs, matrinxãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, pacus, curimbas, piabas, surubins e pirambebas, além de espécies ameaçadas de extinção.

 

Confira outras atrações de férias nos parques e na Zoobotânica acessando o Portal da PBH.

 

SERVIÇO:

Visita Noturna ao Aquário do Rio São Francisco

 

Data: sexta-feira, 11 de julho

Horário:  das 18h30 às 22h (entrada de visitantes permitida até 21h)

Local: entrada exclusivamente pela Avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha

Capacidade: 600 pessoas

Informações sobre valores de ingresso (pedestres e veículos): na página da Fundação de Parques, menu “Preços e horários”.

Atenção aos motoristas: Não será permitido estacionar nas dependências do Aquário.

 

Por Jardel Gama

 

Leia também:

CASAMENTO COMUNITÁRIO: Décima edição de casamento comunitário em Contagem tem inscrições abertas