FAMÍLIAS DE 116 VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DE BRUMADINHO SERÃO INDENIZADAS
O acordo entre a mineradora Vale e os familiares das vítimas do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região Central de Minas Gerais, prevê o pagamento de indenizações trabalhistas a 116 famílias.
Esta será a primeira fase dos pagamentos, cujo valor não foi divulgado por decisão dos contemplados. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (3 de julho), durante cerimônia de apresentação oficial do acordo, realizada no Memorial Brumadinho.
De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o acordo foi formalizado no fim de abril, com a atuação do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc/TST).
A resolução garante ainda o pagamento de indenizações trabalhistas às famílias de todas as 272 vítimas, incluindo dois bebês. As demais famílias poderão aderir ao acordo nos próximos meses, por meio de representantes legais nomeados pela Justiça. A previsão é de que os atendimentos sejam concluídos em até um ano.
A TRAGÉDIA
A barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, se rompeu em 25 de janeiro de 2019. O ocorrido deixou 272 mortos e causou o despejo de rejeitos de minério na bacia do Rio Paraopeba. Desde então, 267 vítimas foram encontradas e identificadas, entre elas duas mulheres grávidas. Três pessoas seguem desaparecidas.
Leia também:
SUS: Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo Sistema Único de Saúde