Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Clássicos da Liberdade

11:01 às 13:00

ACESSO MAIS FÁCIL NA SAÚDE DO ESTADO

MINAS GERAIS LANÇA SERVIÇO DIGITAL QUE PERMITE AO PACIENTE ACESSO REMOTO A PRONTUÁRIO DE SAÚDE

Pacientes dos hospitais João XXIII, Infantil João Paulo II e Maria Amélia Lins, da Rede Fhemig, em Belo Horizonte, já contam com serviço digital para pedir cópias de documentos médicos como prontuário, exames e sumário de alta diretamente pelo aplicativo MG App e pelo Portal MG. A novidade já foi usada por, pelo menos, cem pacientes, que deixaram de ter de vir à Capital para pegar os documentos e os receberam diretamente na ferramenta. A expectativa é a de que, nos próximos meses, todas as demais unidades da Rede Fhemig adotem esse serviço digital.

 

USUÁRIOS APROVAM

Maria da Conceição Leris Pena mora em Ponte Nova e, antes desse serviço, para conseguir uma cópia do seu prontuário, teria que percorrer os 179 quilômetros que separam as duas cidades.  A Moradora da Zona da Mata  aprova a nova ferramento pelo MG App foi aprovado. “Recomendo, foi muito bom usar. Me assustei porque veio muito rápido, com dez dias recebi. Senti muita confiança. Não tenho estudo e consegui baixar o aplicativo no meu telefone e fazer o pedido”, conta.

O aplicativo já absorveu 40% da demanda média mensal de 250 pedidos (em papel) apenas nas três primeiras semanas de uso.  Segundo o governo do Estado, o serviço digital atende ao direito dos usuários do SUS em Minas de terem acesso a documentos médicos de forma rápida e segura para, por exemplo, pedir indenizações como seguros.

Antes da adoção do aplicativo, a documentação não podia ser enviada por e-mail devido a questões de segurança (proteção dos dados dos usuários). Isso tornava obrigatória a entrega presencial no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same).

 

PARA TODOS OS PERFIS

Ao solicitar os documentos pelo aplicativo, o usuário pode escolher entre receber por e-mail ou pessoalmente na unidade. Mesmo com o serviço digital, essas formas de solicitação permanecem ativas para quem desejar utilizá-las.

 

CONFIRA O PASSO A PASSO PARA ACESSAR O SERVIÇO:

 

Por Jardel Gama

Com informações a Agencia Minas

 

Leia também:

MUTIRÃO DO CONSUMIDOR: Defensoria pública terá mutirão para atender consumidor com conta de água e luz em atraso