MAIS DE 500 MIL ELEITORES PODEM TER O TÍTULO CANCELADO EM MG
Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência às urnas nos três últimos turnos de votação têm até a próxima segunda-feira (19) para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, mais de 500 mil pessoas podem ter o título cancelado em todo o estado. O número equivale a 3% de cidadãos aptos a votar. Somente em Belo Horizonte são mais de 70 mil eleitores que precisam normalizar a situação.
Quem não cumprir o prazo terá o título cancelado e ficará impedido de votar nas próximas eleições. Além disso, ficará sem o Certificado de Quitação Eleitoral.
O documento de quitação eleitoral é necessário para praticar atos como solicitar documento de identidade, tomar posse em cargo público, fazer matrícula em instituição oficial de ensino e tirar o passaporte.
ONDE CONSULTAR
Para saber se está sujeito ao cancelamento do título, o eleitor pode acessar o Autoatendimento Eleitoral e escolher a opção ‘Débito eleitoral’. O sistema indicará as eleições com ausência de voto e justificativa.
A consulta sobre os débitos e possibilidade de cancelamento do título ainda pode ser feita pelo Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600 - ou pelo aplicativo e-Título.
Eleitores que têm o e-Título instalado no celular receberão uma notificação sobre a possibilidade de cancelamento. Mas a Justiça Eleitoral não fará nenhum tipo de alerta por e-mail ou aplicativo de mensagem.
Uma vez que a pendência seja identificada, basta pagar as multas para regularizar a situação. O pagamento pode ser feito por boleto bancário, PIX ou cartão de crédito. A regularização também pode ser feita presencialmente em qualquer cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor do estado. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.
Cuidado: a regularização deve ser feita somente em canais oficiais da Justiça Eleitoral.
Leia também:
BOLSA FAMÍLIA: Governo altera regra de transição do benefício