Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

LINHA 2 DO METRÔ

CONCESSIONÁRIA E MORADORES ASSINAM ACORDO DE INDENIZAÇÃO PARA LINHA 2 DO METRÔ

O acordo envolvendo a desapropriação de casas para construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte foi assinado na noite desta quarta-feira (15/05) pela concessionária Metrô Belo Horizonte e os moradores que vivem às margens dos trilhos. Ao todo, serão impactadas 341 famílias que estão na área de desocupação. A desocupação ocorrerá conforme cronograma definido com a empresa, para garantir o avanço das obras. As estruturas serão demolidas após a liberação das áreas. Segundo o acordo, cada família terá direito a:

  • indenização individual;
  • quatro meses de aluguel social;
  • custeio de duas mudanças: uma para o imóvel alugado e outra para a nova moradia definitiva.

Além da empresa e dos impactados, o Ministério Público e o governo de Minas participaram da reunião e das negociações.

A inauguração da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, entre o bairro Nova Suíça e o Barreiro, está mantida para o início de 2028. Os novos trens que estavam previstos para chegar entre 2027 e 2028, já começam a chegar no início de 2026. Serão 24 novas composições que vão substituir os trens antigos dos anos 1980.

De acordo com o projeto, a nova linha terá 10,5 quilômetros de extensão e contará com 10 estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. O trecho fará conexão com a Linha 1 na estação Nova Suíça, que fica entre as estações da Gameleira e Calafate. O projeto prevê ainda que a estação do Barreiro será interligada ao Terminal BHBus Barreiro e ao Via Shopping.

 

Leia também:

15 ANOS: Restaurante Popular do Barreiro comemora com cardápio especial e bolo de aniversário