Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Manhã Legal

07:01 às 11:00

DIREITO DA PESSOA É DEBATIDO

CONFERÊNCIAS DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA E DA MULHER MOBILIZAM AUTORIDADES EM BETIM NA GRANDE BELO HORIZONTE

Duas conferências dos Direitos da Pessoa Idosa e da Mulher mobilizam autoridades em Betim na Grande Belo Horizonte, nesta terça-feira (13). Representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições debatem os temas em duas sessões, da 8h às 12h, quando os debates serão em prol dos direitos da pessoa idosa. À tarde, das 13h às 18h30, a mobilização tratará de políticas públicas para as mulheres.

 

SAIBA MAIS:

As conferências municipais têm caráter deliberativo e são etapas preparatórias para as conferências estadual e nacional. Por meio dos encontros locais, propostas são construídas para o fortalecimento das políticas públicas com foco na promoção de direitos, no enfrentamento às desigualdades e na ampliação da participação social em Betim.

 

Homens e mulheres idosos participam da conferência em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira (13).

TEMA DOS IDOSOS

Com o tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade”, a Conferência Municipal da Pessoa Idosa pretende abordar o fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; o enfrentamento às diferentes formas de violência, ao abandono social e familiar; e a participação social, o protagonismo e a vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.

 

TEMA DAS MULHERES

Com o tema “Mulher e democracia: por uma vida livre de violência, com autonomia e participação social”, a Conferência Municipal dos Direitos da Mulher vai abordar os seguintes eixos temáticos: o enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres; a autonomia econômica, igualdade no mundo do trabalho e políticas de desenvolvimento sustentável; e a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Cleusa Lara, eleva o papel estratégico desses espaços. “As conferências reafirmam a importância da escuta ativa e do protagonismo dos sujeitos de direitos. Ao ouvirmos as pessoas idosas e as mulheres em suas diversas realidades, avançamos na construção de políticas mais justas, humanas e inclusivas. É assim que fortalecemos a democracia e garantimos dignidade”.

 

 

Por Jardel Gama

 

Leia também:

ESTREIA DO NOVO PAPA: Missa oficial de posse de Leão XIV é marcada