INSS MARCA DATA DE COMEÇO DE DEVOLUÇÃO DOS DESCONTOS ASSOCIATIVOS A APOSENTADOS E PENSIONISTAS
O INSS marcou para a próxima terça-feira da data de início da devolução dos descontos associativos de aposentados e pensionistas. Segundo Instituto Nacional de Seguridade Social, os beneficiários que não tiveram descontos associativos nas própria folhas de pagamentos estão recebendo um aviso no aplicativo "Meu INSS".
SAIBA COMO SERÁ O ESQUEMA DE RESSARCIMENTO DOS VALORES DESCONTADOS DE APOSTADOS
Leia abaixo o passo a passo:
- Quando informado que houve um desconto de uma associação em sua conta, o beneficiário poderá consultar pelos canais de atendimento (Meu INSS ou número 135) a partir de quarta-feira (14) qual entidade realizou o desconto e o respectivo valor;
- Em seguida, o beneficiário poderá reconhecer ou não o desconto associativo; caso discorde, o INSS gerará uma cobrança para própria associação;
a associação terá até 15 dias para comprovar o vínculo do beneficiário ou realizar o pagamento pelo mesmo período diretamente ao instituto que devolverá via benefício ao aposentado ou pensionista vítima da fraude;
- Em casos que a entidade não pague, o INSS encaminhará o caso para AGU que realizará o ressarcimento -período não especificado.
DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO SERÁ AUTOMÁTICA E NA CONTA DO APOSENTADO
O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) afirmou nesta semana que o ressarcimento aos aposentados prejudicados pelo esquema de fraude em descontos será automático e cairá direto na conta do beneficiado. O dinheiro cairá via benefício. Não haverá outra modalidade de pagamento. "Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco”, afirmou a nova presidência do INSS.
Por Jardel Gama
Leia também: