Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

NOVO PAPA É ELEITO

VATICANO SOLTA FUMAÇA BRANCA NA CAPELA SISTINA QUE INDICA ESCOLHA DO NOVO PONTÍFICE

Depois de quatro votações, o Vaticano anunciou, através da fumaça branca na Capela Sistina, que um novo papa foi eleito. “Habemus Papam”! A fumaça branca sinalizou às 13h08 desta  quinta-feira (8) que os 133 cardeais já decidiram quem vai preceder o Papa Francisco. O nome do próximo sumo pontífice será anunciado em poucos minutos, quando ele for oficialmente apresentado na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O novo papa conseguiu obter dois terços dos votos, quantidade necessária para ser eleito, após um dia de Conclave. Mais detalhes ao longo da programação Liberdade e nas redes sociais.

DIAS DE ESCOLHA

O conclave começou na tarde dessa quarta-feira (7) e o público pôde assistir ao resultado da primeira votação naquela noite, quando uma fumaça preta indicou que o papa não havia sido escolhido. Na manhã desta quinta-feira (8), a fumaça preta apareceu novamente nos céus do Vaticano.

COMO É A VOTAÇÃO?

Os cardeais escrevem, sem se identificar, o nome de quem eles querem que seja o papa em um papel e o colocam em uma urna. Depois que todos os votantes depositam as cédulas, elas são contadas e depois queimadas.

COMO FUNCIONAM OS RITUAIS PARA ESCOLHA DO PAPA?

Se a fumaça gerada pela queima dos papéis for preta, o sucessor ainda não foi escolhido. Se ela for branca, há definição de um novo papa. São feitas até quatro rodadas de votações por dia e um cardeal só é eleito papa quando obtém dois terços dos votos. No caso deste Conclave, ele precisaria de, ao menos, 89 votos.

Quando o papa é finalmente escolhido, o público é informado através de uma fumaça branca. O cardeal decano pergunta ao novo pontífice se ele aceita o cargo e pede para que ele escolha um nome. Por fim, o eleito veste as roupas papais pela primeira vez e é apresentado aos fiéis na varanda da Basílica de São Pedro.

Por Mariana Isoni e Jardel Gama

 

Leia também:

ELEITOR EM DIA COM A JUSTIÇA: Prazo para regularizar situação eleitoral termina em pouco mais de 10 dias