ALMG APROVA REAJUSTE SALARIAL DE 5,26% PARA PROFESSORES
O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em definitivo o reajuste de 5,26% para os servidores da educação básica, nesta quarta-feira (7/5). Os parlamentares da base do governo Romeu Zema (Novo) rejeitaram emendas da oposição que poderiam estender o reajuste para as demais categorias do Executivo, mas um acordo referendou um dispositivo que garante o pagamento do salário mínimo (R$ 1.518) para a educação.
O reajuste aprovado foi proposto pelo Palácio Tiradentes como forma de adequar o estado ao piso nacional da educação, previsto em lei federal. Durante a tramitação da proposta, no entanto, o governo afirmou que não havia previsão orçamentária para aumentar o salário de todos os servidores, segundo fala do secretário de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.
O índice aprovado vai ser pago com efeitos retroativos ao dia 1º de janeiro, aplicado para todas as oito carreiras da educação básica, os cargos de provimento em comissão de diretor, secretário de escola e gratificações de função de vice-diretor, de coordenador de escola e de coordenador de educação continuada. O reajuste também vai beneficiar servidores inativos e pensionistas.
Leia também:
MANUTENÇÃO NA REDE: Bairros de Ibirité ficam sem água nesta quarta