Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Sintonia Liberdade

17:00 às 19:00

CONCLAVE

CARDEAIS FAZEM PAUSA PARA O ALMOÇO ANTES DE JURAMENTO DE SIGILO E PRIMEIRA VOTAÇÃO DO CONCLAVE

Terminou por volta das 7h dessa quarta-feira (07/05) a celebração, conhecida como “Pro Eligendo Romano Pontifice”, a última missa que antecede o conclave. Os cardeais fazem uma pausa para o almoço e um último período de reflexão, e em seguida seguem em procissão para a Capela Sistina.

Em um ritual final, todos os 133 cardeais farão um juramento coletivo e individual, prometendo sigilo perpétuo sobre a eleição papal. A capela então entrará então em “extra omnes”, ou seja, “todos para fora”. Nesse momento (por volta de 11:30h horário de Brasília), apenas os cardeais permanecem no local para votação. Hoje haverá apenas uma votação, cujo resultado deve ser conhecido por volta de 14h. Se sair fumaça branca da chaminé da capela, isso significa que um novo papa foi escolhido. Se a fumaça for preta, a votação continua nesta quinta-feira (08/05).

A partir do segundo dia, são realizadas duas votações todas as manhãs e duas votações todas as tardes na capela, até que se chegue a dois terços dos votos para um candidato. Se os cardeais eleitores tiverem dificuldade em chegar a um acordo sobre a pessoa a ser eleita, após três dias sem resultado, as votações são suspensas por no máximo um dia, para uma pausa de oração. Os dois últimos conclaves, quando foram eleitos os papas Bento XVI e Francisco I, foram definidos em apenas dois dias. Nesta terça-feira (06/05) o Vaticano divulgou as fotos da Capela Sistina pronta para receber cardeais. Confira:

Leia também:

SEGUNDO TURNO: Aumento de salário para educação básica em Minas será votado em definitivo nessa quarta-feira