PROPOSTA DE RESSARCIMENTO ÀS VÍTIMAS DE FRAUDES NO INSS DEVE SER APRESENTADA NESSA SEMANA
A proposta de ressarcimento dos aposentados e pensionistas vítimas na fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ser apresentada nesta semana. Investigação da Polícia Federal aponta esquema de descontos de mensalidades associativas não autorizadas que teriam desviado cerca de R$6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas podem ter sido vítimas.
O plano está em fase final de elaboração e será inicialmente entregue à Casa Civil e, depois, apresentada a órgãos como o Conselho Nacional de Justiça, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União.
O Governo Federal orienta que os aposentados serão avisados quando for o momento de serem ressarcidos. E pede para as pessoas só acreditem em avisos oficiais do governo, para não caírem em novos golpes. O INSS também iniciou um pente-fino nos registros de associação e nos descontos, com o objetivo de identificar os contratos fraudulentos e viabilizar os pagamentos. A revisão pode ajudar a liberar recursos internos para a reparação dos beneficiários.
Leia também:
METRÔ DE BELO HORIZONTE: Obras alteram intervalo entre as viagens do metrô nessa semana