Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

SAÚDE

ATENDIMENTO NO PRONTO-SOCORRO DO HOSPITAL RISOLETA NEVES É RETOMADO APÓS SUPERLOTAÇÃO

O Hospital Risoleta Tolentino Neves, na região Norte de Belo Horizonte, retomou, de forma gradual, os atendimentos aos pacientes na porta do pronto-socorro. A unidade de saúde, que havia restringido o atendimento devido à superlotação, informou nesta terça-feira (29) que voltou a receber não apenas casos de emergência e muito urgentes, mas também demandas consideradas não críticas.

Para viabilizar a retomada do atendimento, a administração do hospital informou que foram adotadas medidas previstas no Plano de Capacidade Plena, um protocolo para gerenciar as atividades em situações de alta demanda. Além disso, alguns pacientes precisaram ser transferidos para outras unidades da Rede de Urgência e Emergência de Belo Horizonte.

Apesar da retomada gradual, a situação no hospital ainda é delicada. Na manhã desta terça-feira (29), por volta das 7h, o pronto-socorro atendia 124 pacientes, um número significativamente acima da capacidade operacional da unidade, que é de 90 pacientes simultaneamente.

A restrição no atendimento havia sido determinada na tarde de segunda-feira (28), limitando a assistência a casos de emergência (risco de morte) e muita urgência (necessidade de atendimento imediato). A direção do hospital justificou a medida como uma forma de "assegurar a qualidade e a segurança assistencial" diante do aumento expressivo na demanda.

Segundo a administração, às 13h de segunda-feira, o pronto-socorro já registrava 171 atendimentos. O hospital observou um aumento de 20% na procura por pacientes com quadros mais graves desde a sexta-feira (25), o que impactou a capacidade de receber novos casos.

 

Leia também:

EM MINAS: Mais de 200 cidades estão em alerta para chuvas intensas nesta terça