MORRE JORGE MARIO BERGOGLIO, O PAPA FRANCISCO, AOS 88 ANOS
O Vaticano confirmou no início da manhã dessa segunda-feira (21/04) o falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, aos 88 anos. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Segundo a tradição, a Igreja católica deve passar por um período de 9 dias de luto, para depois haver o Conclave e a escolha do novo Papa.
O Vaticano ainda não deu detalhes sobre o funeral de Bergoglio, mas já se sabe que Francisco será o primeiro papa enterrado fora do Vaticano em mais de um século. Em vez de ficar com outros 91 papas falecidos na Basílica de São Pedro, Papa Francisco já havia solicitado seu desejo de ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, na periferia de Roma. Santa Maria é a igreja onde Francisco tradicionalmente frequentava para rezar antes e depois de cada uma das suas viagens ao exterior. O pontífice, que evitou grande parte da pompa e do privilégio de liderar a Igreja Católica, também renunciou a uma prática de séculos em que o falecido papa é enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Em vez disso, Francisco será enterrado em um único caixão de madeira revestido de zinco.
Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
DOMINGO DE PÁSCOA
Neste Domingo de Páscoa (20/04) o Papa Francisco, de 88 anos, fez uma discreta aparição na sacada da Basílica de São Pedro e acenou para os fiéis que se reuniram na Praça de São Pedro. A missa de Páscoa, que comemora a ressureição de Cristo, começou às 8h30, no horário local, na Praça de São Pedro, com a presença de 300 párocos, bispos e cardeais.
Pela primeira vez desde 2013, quando foi eleito, o papa Francisco perdeu a maioria dos eventos da Semana Santa, incluindo a Via Sacra perto do Coliseu na última sexta-feira (18/04) e também a Vigília Pascal na noite de sábado (19/04).
Leia também: