ANVISA OBRIGA RETENÇÃO DE RECEITA PARA VENDA DE CANETAS EMAGRECEDORAS
Medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, usados no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, serão vendidos nas farmácias apenas com retenção de receita. Antes da decisão, a venda era feita somente com a apresentação da receita.
A medida foi anunciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira (16/04) e busca evitar a compra dos produtos sem prescrição e o uso fora das indicações aprovadas na bula. Por unanimidade, a agência entendeu que a retenção é necessária para aumentar o controle do uso desses medicamentos e proteger a saúde coletiva do "consumo irracional" dos emagrecedores.
A regra começa a valer 60 dias após ser publicada no Diário Oficial da União, o que deve acontecer na próxima semana.
Os medicamentos seguem classificados como tarja vermelha - o que exige prescrição médica, mas terão a receita retida, como acontece por exemplo com os antibióticos. Para serem aceitas nas drogarias, as receitas deverão ter validade de 90 dias e possuírem duas vias. Os estabelecimentos deverão registrar o receituário no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
De acordo com especialistas, o uso de emagrecedores sem acompanhamento médico e com a dosagem inadequada pode provocar náuseas, distensão abdominal, constipação ou diarreia. O uso incorreto também pode agravar transtornos psicológicos e alimentares.
(Imagem e Fonte: Agencia Brasil)
Leia também:
QUINTA-FEIRA SANTA: Missa da Unidade e Lava-pés marcam a quinta de fé em Belo Horizonte