ANVISA INTERDITA LINHA DE CREMES DENTAIS DA COLGATE APÓS LESÕES BUCAIS EM CONSUMIDORES
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, interditou a linha de cremes dentais da Colgate ‘Clean Mint’ após reações que geraram lesões bucais em consumidores. A decisão foi publicada hoje, no Diário Oficial da União, como medida cautelar e vale a partir da publicação. De acordo com a Anvisa, a interdição é implementada a partir do “número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto” até que seja comprovado se os cremes dentais são nocivos, ou não, à saúde.
O órgão, a depender da avaliação, pode determinar a suspensão da fabricação e venda do produto.
O QUE É O CASO?
A mudança na fórmula de cremes dentais da Colgate gerou críticas de consumidores, que relataram reações alérgicas e inflamatórias após o uso do produto na higiene bucal. O problema foi registrado nas pastas da linha ‘Total 12’ e ‘Clean Mint’ que passaram a ser chamadas de ‘Prevenção Ativa’.
RECLAME AQUI
Na plataforma ReclameAqui, a empresa recebeu mais de mil queixas sobre alergias relacionadas ao uso. O processo de alteração na formulação dos cremes dentais foi realizado no final de 2024, com lançamento em novembro. À época, a Colgate afirmou que tratava-se da ‘melhor fórmula da história para prevenção de doenças bucais’. “A fórmula superior de Colgate Total, como nenhuma outra, destroi as bactérias e cria uma poderosa barreira de proteção por até 24 horas, e previne que elas voltem”, diz a empresa, em vídeo publicitário.
ALTERAÇÃO CONSTATADA
A principal alteração se deu na troca do fluoreto de sódio para o fluoreto de estanho - composto químico que consiste na combinação do estanho com íons de flúor, e tem propriedades antimicrobianas. De acordo com a Anvisa, os registros enviados por consumidores foram classificados como “eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca Colgate que, recentemente, passaram por mudanças em sua formulação”.
SINTOMA RELATADOS
Os principais sintomas relatados incluem inchaço nas amígdalas, lábios e na mucosa oral, acompanhados de sensação de queimação, ardência e sensibilidade nas gengivas, presença de aftas e vermelhidão nos lábios.
RECOMENDAÇÃO DA COLGATE
A Colgate recomendou que consumidores afetados com alguma reação devem interromper o uso para alívio dos sintomas. "Nossa equipe monitora atentamente esses tipos de relatos e acompanha cada situação individualmente. Para consumidores com dúvidas, contamos com um canal de atendimento por meio do 0800 703 7722", reiterou a nota.
Por Jardel Gama
Com informações do Portal O Tempo
Leia também:
PERIGO À SAÚDE À VISTA: Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos