BETIM LANÇA PROJETO INÉDITO COM CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS
O município de Betim passa a oferecer cursos técnicos gratuitos a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ao ensino regular ou não deram continuidade aos estudos. O projeto, Qualifica Betim terá inscrições abertas entre 31 de março e 4 de abril, com aulas a partir de 6 de maio. As inscrições serão realizadas, de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h, na Semed (rua Felipe dos Santos, 320, Centro. A seleção será feita por ordem de inscrição, e até 120 pessoas poderão se candidatar para cada curso, compondo uma lista de espera.
Os cursos serão integrados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), permitindo que os alunos concluam o ensino médio junto com a formação técnica. No entanto, o Qualifica Betim também será aberto a pessoas que não estão matriculadas na EJA.
O projeto oferecerá cinco capacitações: Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária, Técnico em Informática, Técnico em Sistemas de Energia Renovável e Técnico em Segurança do Trabalho. Com 40 vagas cada, os cursos serão ministrados por professores da UFV, com conteúdo programático da universidade, e terão duração total de dois anos. As aulas serão realizadas na Escola Municipal Antônio D'Assis Martins, o “Gigante”, de segunda a quinta-feira, das 18h às 22h. Outras informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone (31) 3602-1299 ou pelo e-mail qualificacedaf@ufv.br.
AMERICANAS
A Americanas vai contratar quase 400 funcionários temporários, em Minas, para o período da Páscoa. Há oportunidade para atendimento ao cliente, operação de loja e de caixa, organização de itens e suporte na retirada e entrega de pedidos feitos pela internet. As vagas são para pessoas a partir de 18 anos, com ensino médio completo. Não é exigida experiência. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, no site da Americanas.
COC-COLA
A Coca-Cola FEMSA Brasil está com cinco vagas abertas para a formação de promotoras e promotores de vendas do programa Acelerando Talentos, que visa a contratação e capacitação de pessoas com deficiência. As oportunidades são para as cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Divinópolis. As inscrições são on-line podem ser feitas até 31 de março. Para participar, os interessados precisam ter 18 anos de idade ou mais, Ensino Fundamental concluído e disponibilidade para trabalhar de segunda a sábado. As vagas são exclusivas para pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo INSS e os inscritos serão convidados a participar de um processo seletivo.
FORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS
Belo Horizonte lançou um curso inédito de formação para educação bilíngue de surdos. A formação será oferecida pelo sistema EAD, permitindo a participação de professores de toda a rede. Pelo menos 500 vagas serão destinadas especialmente aos docentes que atuam diretamente com estudantes surdos. A capacitação tem início agora em abril e a carta convite será enviada aos professores da rede por meio de e-mail.
Com 60 horas de carga horária, o curso foi dividido em seis módulos, que abordam temas como “Libras: que língua é essa?”, “Ensino de português como segunda língua”, “Ensino de matemática e ciências para surdos”, “Produção de material didático bilíngue (Libras e português)”, “O papel dos tradutores, intérpretes e instrutores na rede municipal de educação de Belo Horizonte” e a “surdocegueira”.
Leia também:
TEMA LIVRE: Comida di Buteco 2025 terá preço único de R$ 35 e 125 bares