Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Clássicos da Liberdade

11:01 às 12:00

IPTU 2025

BETIM AMPLIA GRUPOS DE ISENTOS DO PAGAMENTO DO IPTU E OS DESCONTOS AOS CONTRIBUINTES

Os valores e as guias para pagamento do IPTU 2025 em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estarão disponíveis para consulta a partir do dia 2 de abril. Esse ano, houve ampliação significativa nos grupos beneficiados com a isenção do tributo, além de descontos especiais para pagamentos realizados em cota única.

ISENÇÃO

Entre os novos beneficiários da isenção social estão famílias com renda de até três salários mínimos e que possuam apenas um imóvel; idosos com idade acima de 60 anos, renda de até cinco salários mínimos e um único imóvel; proprietários de imóveis tombados como patrimônio histórico do município; pessoas com deficiência incapacitadas para o trabalho, com renda limitada ao teto do INSS e que residam no imóvel em questão; portadores de doenças crônicas graves, com laudo médico comprobatório, renda máxima de cinco salários mínimos e que sejam donos de apenas um imóvel; pessoas desempregadas sem outras fontes de renda superiores à média anual de cinco salários mínimos mensais; microempreendedores individuais (MEIs) que utilizem o imóvel próprio para o exercício das suas atividades; e proprietários de imóveis residenciais cujo valor venal seja inferior a R$ 120 mil.

Para aqueles que possuem direito à isenção, é necessário entrar em contato com a Superintendência de Receitas a partir do dia 2 de abril para orientações sobre documentação e procedimentos. O atendimento ocorrerá pelo telefone (31) 3512-3476, via WhatsApp pelo número (31) 99603-1233, ou presencialmente na sede da superintendência, situada no primeiro andar do Centro Administrativo da Prefeitura (rua Pará de Minas, 640, Brasileia), das 9h às 17h.

COTA ÚNICA E PARCELAMENTO

Quem efetuar o pagamento em uma única parcela até 7 de maio terá desconto de 10% para imóveis residenciais e de 5% para imóveis comerciais, industriais e outros tipos de uso. Quem preferir, poderá parcelar o pagamento em até oito vezes, sem desconto, com parcelas mensais mínimas de R$50, com vencimentos entre 7 de maio e 8 de dezembro. As guias para pagamento em cota única serão entregues pelos Correios, mas quem optar pelo parcelamento poderá acessar o site oficial da Prefeitura na seção “Portal do Contribuinte”, clicando na aba “IPTU e taxas”, utilizando o número de inscrição do imóvel ou CPF do proprietário para obter a guia. O documento também estará disponível presencialmente na Superintendência de Receitas.

 

Leia também:

BALCÃO: Mutirão da rede Verdemar para preencher mais de 300 vagas termina nessa sexta-feira