Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Clássicos da Liberdade

11:01 às 12:00

SERVIÇO AMPLIADO

MAIS DOIS BAIRROS DE BELO HORIZONTE JÁ CONTAM COM SERVIÇO DE COLETA SELETIVA DE RECICLÁVEIS

Moradores dos bairros Bandeirantes e Ouro Preto, na região da Pampulha, em Belo Horizonte já contam com coleta seletiva de recicláveis porta a porta. A medida teve início nesta quinta-feira (20/03). Na mesma regional, o Bairro São Luiz teve o serviço ampliado, com o atendimento de mais ruas. O mesmo acontece nas próximas semanas, em outros 13 bairros da capital onde o serviço já é realizado pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). São eles: Floresta, Santa Efigênia, Funcionários, Boa Viagem, Savassi, Lourdes, Santo Agostinho e Barro Preto (Centro-Sul), Sagrada Família (Leste), Buritis e Prado (Oeste) e Castelo (Pampulha).

Moradores estão sendo informados sobre as ampliações, dias de realização da coleta seletiva e quais materiais separar, por meio de campanhas educativas. Após a conclusão desta etapa de ampliação, a coleta seletiva porta a porta em Belo Horizonte passará a beneficiar aproximadamente 551 mil pessoas, em 57 bairros.

Para participar da coleta seletiva porta-a-porta, o morador deve separar os resíduos (papel, metal, plástico, isopor e vidro), higienizá-los e colocá-los juntos em um saco plástico, de preferência transparente, na calçada, às 8h, no dia definido para o recolhimento em sua rua. O vidro, se possível, deve ser acondicionado separadamente para não se misturar ao papel, metal, plástico e isopor, evitando contaminações de líquidos e outros restos de alimentos. É importante que o vidro esteja protegido para impedir que os garis se envolvam em acidentes.

O que pode ser separado para a coleta seletiva

  • Papel: jornais, revistas, papelão, embalagens longa vida, impressos em geral, cadernos e livros. Não pode: Papel higiênico, guardanapos, fitas e etiquetas adesivas, fotografias e papéis plastificados.
  • Metal: latas de alumínio ou de ferro, clipes, papel alumínio e grampos para papel ou para cabelo. Não pode: embalagens de marmitex, esponjas de aço, pilhas, baterias e eletroeletrônicos.
  • Plástico: sacolas, garrafas PET, embalagens em geral, copos descartáveis e canos de PVC. Não pode: embalagens de balas e de doces, embalagens de produtos tóxicos.
  • Vidro: garrafas, embalagens em geral, potes, copos, vidros planos e lisos. Não pode: espelhos, cerâmica, tubos de TV ou monitores, vidros temperados, lâmpadas de LED e fluorescentes.
  • Isopor: bandejas de alimentos (limpas), embalagens, peças de isopor em geral.

(Imagem e Fonte: pbh.gov.br)

Leia também:

SELEÇÃO EM ALTA: Brasil vence a Colômbia e alivia pressão