Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Brasil Caboclo

04:01 às 07:00

MINAS SANTA

FERIADÃO NA SEMANA SANTA DEVE ATRAIR MAIS DE MEIO MILHÃO DE VISITANTES A MINAS

O feriado da Semana Santa deve atrair mais de meio milhão de visitantes em Minas Gerais. Nesta quarta-feira (19/03) foi lançada a 3ª edição do Minas Santa. O programa apresenta eventos temáticos, confecções de tapetes, procissões, visitas às igrejas e museus que abrangem os 853 municípios e mais de mil distritos até o Dia da Inconfidência, em 21 de abril. O cadastro das celebrações e ritos da Quaresma e Semana Santa, organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) já conta com 679 manifestações até o momento. O objetivo é consolidar o Estado como principal destino turístico brasileiro durante o evento religioso.

Em 2024, cerca de 500 mil pessoas visitaram Minas Gerais durante a Semana Santa. O turismo religioso, ao longo de todo o ano, movimenta aproximadamente R$ 5 bilhões no Estado, sendo um dos principais vetores de geração de emprego, renda e desenvolvimento. Em nível internacional, Minas atraiu turistas de diversos países no ano passado com o Chile se destacando como a principal origem dos visitantes estrangeiros.

Além das celebrações religiosas, o Minas Santa convida os visitantes a percorrerem rotas turísticas que integram fé, arte, cozinha mineira, natureza e cultura, como os santuários e os caminhos de peregrinação em Caeté, Congonhas, Mariana, Tiradentes e São João del-Rei. Na Rota das Artes, que abrange Belo Horizonte, Brumadinho (Inhotim), Ouro Preto e Sabará, museus e ateliês revelam a riqueza artística mineira. As regiões produtoras do queijo minas artesanal, cujos Modos de Fazer foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, como Canastra, Serro e Campo das Vertentes, também atraem turistas de todo o país. Mais detalhes da programação estão no site minasgerais.com.br.

 

Leia também:

INTERDIÇÃO NA PAMPULHA: Avenida Otacílio Negrão de Lima ficará interditada até sexta-feira para obra da Copasa