10 MILHÕES DE BRASILEIROS TÊM DINHEIRO ESQUECIDO NA CONTA DO ANTIGO PIS-PASEP
Cerca de dez milhões de brasileiros têm dinheiro esquecido na conta do antigo PIS-Pasep e vão poder sacar o valor a partir do fim deste mês de março. Os pagamentos começarão a partir do dia 28 de março.
Até agora, segundo o Ministério da Fazenda, apenas 18.800 pessoas deram entrada com o pedido de resgate. Os valores serão pagos a quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988, quando o antigo modelo do PIS-Pasep foi substituído pelo atual. O valor do saque depende do tempo e do salário que a pessoa recebia na época. O Ministério da Fazenda calcula que, na média, são R$2.800 reais por pessoa.
Desde o dia 10 de março, o site repiscidadao.fazenda.gov.br tem todas as informações em um só ambiente virtual. Informa o valor corrigido e permite também aos herdeiros saber se têm direito de pedir o resgate do dinheiro. Confira o passo a passo:
- Depois de acessar o site, aperte o botão entrar com gov.br.
- Em seguida, digite o CPF e a senha do govbr.
- O site vai pedir também um código de acesso, que é gerado pelo próprio aplicativo govbr.
- Depois é preciso digitar o NIS, o número de identificação social. Esse número está na carteira de trabalho e pode ser encontrado também no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão, no portal Caixa Trabalhador e no CadÚnico.
- Então, é só clicar em pesquisar. Se você tiver direito ao dinheiro, o aplicativo ensina as próximas etapas.
A consulta também continua sendo feita pelo aplicativo do FGTS. O pagamento do dinheiro que ficou no antigo fundo PIS-Pasep não tem qualquer ligação com o pagamento do abono salarial do PIS-Pasep. O abono salarial deste ano será pago aos trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que trabalharam em 2023 por, pelo menos, trinta dias e receberam, por mês, no máximo, dois salários mínimos.
Leia também:
DINHEIRO EXTRA NO BOLSO: Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro