MISTURA DE ETANOL ANIDRO NA GASOLINA DEVE SER ELEVADA PARA 30% AINDA EM 2025
O governo federal deve elevar a mistura de etanol anidro na gasolina para 30% ainda em 2025. A afirmação é do Ministério de Minas e Energia, que afirma que a medida pode reduzir o preço da gasolina ao consumidor, já que etanol é mais barato que o combustível fóssil. A possibilidade está prevista na Lei do “Combustível do Futuro”, aprovada no Congresso no ano passado e já sancionada. Os aumentos do percentual de etanol na gasolina serão gradativos e podem chegar a 35%.
Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, de 18% de etanol.
ESTUDOS DE VIABILIDADE
A pasta concluiu estudos que comprovam a viabilidade técnica da mistura, elaborados pelo Instituto Mauá. “Passou com 10 [os estudos]. Aumenta a octanagem da gasolina, é extremamente seguro, não cria nenhum problema para os motores”, declara o Ministério.
Para ao Pasta, o aumento da mistura também deve tornar o Brasil independente das importações de gasolina, uma vez que menos combustível fóssil seria usado para compor a gasolina comum –vendida nos postos com a adição do etanol. ‘Ao se tornar autossuficiente na produção de gasolina, o país poderá rediscutir o modelo de precificação do combustível.’, afirma.
Por Jardel Gama
Leia também:
PRECIPITAÇÃO NESTE SEGUNDA-FEIRA:553 cidades de Minas estão sob alerta amarelo de chuvas intensas