Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Madrugada Viva Liberdade

00:01 às 04:00

APÓS FALHA HUMANA

RECONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DA LAGOA DO NADO ESTÁ PREVISTA SÓ PARA O 2º SEMESTRE

Após a Prefeitura de Belo Horizonte apontar que um erro humano causou o rompimento da barragem do Parque Lagoa do Nado, na região da Pampulha, a Secretaria de Obras e Infraestrutura informou que as obras de reconstrução do local estão previstas para ocorrer somente no segundo semestre de 2025.

Conforme o executivo municipal informou nesta sexta-feira (14), as intervenções para a reconstrução do barramento irão começar após a conclusão do processo de licitação do projeto, que está previsto para ocorrer após julho. 

A PBH informou que não foram identificadas falhas estruturais na barragem que possam ter contribuído para o rompimento. A pasta explica que os “elementos apurados indicam que o incidente ocorreu porque a galeria do vertedouro encontrava-se parcialmente obstruída por três anteparos de madeira, denominados stop log”. 

E que esses dispositivos foram removidos do vertedouro durante o período de chuvas, para rebaixamento do nível do reservatório, "mas foram indevidamente recolocados posteriormente”, completa. 

As intervenções de limpeza, instalação de barreiras de sedimentos, recomposição dos taludes e implantação de um novo canal de drenagem na área onde houve a ruptura da Barragem do Parque Lagoa do Nado encontram-se em execução, com previsão de serem concluídas nos próximos meses.
 
ROMPIMENTO DA REPRESA

A barragem de água do Parque Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, região da Pampulha, em Belo Horizonte, rompeu na tarde do dia 13 de novembro de 2024. A estrutura fazia a contenção de um reservatório artificial, que ficou totalmente vazio.

Com a forte chuva, parte do talude cedeu extravasando a água para a avenida Pedro I, que passa ao parque. 

De acordo com a Defesa Civil, em apenas duas horas, a região registrou 74,4 milímetros, ou seja, 31,5% do esperado para o mês de novembro. A avenida Pedro I chegou a ficar interditada nos dois sentidos devido ao risco de alagamento. 

 

Leia também:

FALTA D’ÁGUA: Bairros de Ribeirão das Neves ficam sem água nesta sexta-feira