MORTES POR DENGUE EM MINAS DISPARAM 160%
EM APENAS DUAS SEMANAS. CASOS DA DOENÇA EM BELO HORIZONTE TRIPLICAM EM UMA SEMANA
O número de mortes por dengue disparou 160 por cento em Minas gerais, em apenas duas semanas. De acordo com boletim epidemiológico divulgado nessa segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde, já são 13 óbitos e outros 41 ainda são investigados. O alerta contra a doença segue ainda mais intenso nesta reta final do verão, marcada por dias quentes e chuvosos.
CASOS CRESCEM PELO ESTADO
Os casos da doença também cresceram no território mineiro. Até o momento, 21.815 pessoas contraíram a enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O aumento é de quase 40% na comparação com os últimos 15 dias - eram 15,5 mil registros.
Com relação à chikungunya, o boletim da SES aponta que Minas registrou 3.619 casos. Já duas mortes confirmadas e uma em investigação. Não há óbitos por zika em 2025. A doença também transmitida pelo Aedes deixou 17 pessoas doentes neste ano.
CASOS DE DENGUE DISPARAM MAIS DE 260%
Em Belo Horizonte, os casos confirmados de dengue mais que triplicaram em uma semana. De acordo com os dados dos boletins disponibilizados pela prefeitura da Capital, nessa segunda-feira, o aumento foi de 264%. A região Norte, que concentra bairros como 1º de Maio e Ribeiro de Abreu, concentra a maior parte das notificações em 2025.
O relatório de arboviroses da prefeitura de BH de 7 de fevereiro indicava 70 confirmações da enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O número saltou para 255 no levantamento do último dia 7.
Pelo menos 76 doentes moram na regional Norte. Na sequência do ranking de regiões com mais registros estão a Nordeste (36) e Barreiro e Noroeste, ambas com 33. As ações de enfrentamento ao Aedes aegypti têm sido intensificadas na cidade, principalmente com as visitas às casas feitas por Agentes de Combate a Endemias (ACE).
Por Jardel Gama
Com informações do Portal Hoje em Dia
Leia também: