Olá visitante! Acesse sua conta ou cadastre-se

Programação corrida

00:01 às 05:00

POTÍFICE EVOLUI NO TRATAMENTO

PAPA ESTÁ ESTÁVEL E COM LIGEIRAS MELHORAS

O estado de saúde do Papa Francisco é estável e apresenta ligeira melhora. A nova melhorara à terapia foi revelada no boletim desse domingo, divulgado pelo Vaticano. O Pontífice de 88 anos começou a responder bem ao tratamento no Hospital Gemelli, em Roma. O papa está internado desde 14 de fevereiro, quase um mês.

 

SABIA DETALHES DO BOLETIM

Pela primeira vez, o Vaticano destaca que ele responde bem ao tratamento. O Papa permaneceu sem febre, e as trocas gasosas melhoraram. Além disso, os testes do pontífice de "hematoquímicos e hemocrocitométricos são confirmados como estáveis". De acordo com o boletim, para registrar melhorias iniciais nos próximos dias, os médicos mantêm o prognóstico de Francisco em sigilo por segurança.

 

CARTA ÀS MULHERES

Mais cedo, a Santa Sé revelou um texto do Papa Francisco sobre as mulheres. Esse texto foi lido pelo secretário de estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, que se reuniu com representantes do movimento Pró-Vida neste sábado. Papa Francisco se dirigiu às mulheres neste dia dedicado a elas, dizendo que a sociedade deve continuar apostando nas mulheres pela sua capacidade de acolhida, generosidade e coragem e que elas devem contar com o apoio da sociedade civil e eclesial.

O documento foi assinado no dia 5 de março no Hospital Policlínico Gemelli. Geralmente, os sumos pontífices assinam esses documentos ou no Vaticano ou na Basílica de São João de Latrão, que é a Catedral de Roma. Ou seja, o Papa Francisco, mesmo doente, mesmo em estado de internação, continua trabalhando da maneira que possível.

 

MADRUGADA

Nesta madrugada, o Vaticano informou que Papa Francisco passou mais uma noite tranquila e estava descansando. Na sexta-feira (7) a situação clínica do pontífice de 88 anos, "permaneceu estável dentro de um quadro complexo". A Santa Sé divulgou um comunicado falando sobre o tratamento:

O Vaticano também revelou que Francisco deixou o quarto por pouco tempo para orar e trabalhou um pouco. Na quinta-feira (6), o papa agradeceu aos fiéis pelas orações por sua saúde em uma mensagem de voz divulgada pelo Vaticano. Com a voz frágil e ofegante, ele se dirigiu aos que se reúnem diariamente na Praça São Pedro, em Roma. Esta foi a primeira vez que o Vaticano divulgou um áudio do pontífice desde a internação, em 14 de fevereiro, para tratar uma pneumonia nos dois pulmões.

Papa Francisco está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, depois que um surto de bronquite piorou e se transformou em pneumonia em ambos os pulmões. Esta é a ausência mais longa de Francisco desde o início do seu papado, em março de 2013. Os médicos do Vaticano não disseram quanto tempo pode durar seu tratamento.

Francisco está realizando fisioterapia respiratória e recebe oxigênio de alto fluxo no hospital Gemelli. Em alguns dias, após crises agudas, ele também respirou com o auxílio de uma máscara, de forma não invasiva, segundo os boletins médicos divulgados pela Santa Sé. Em um comunicado na quinta (8), o Vaticano afirma que Francisco segue estável, sem febre e sem novas crises respiratórias.

A saúde do pontífice havia voltado a se agravar na segunda-feira (3), quando ele sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda e broncoespasmos. Desde então, porém, os boletins do Vaticano afirmam que ele não teve mais intercorrências médicas.

 

 

Por Jardel Gama

Com informações do Portal G1

 

Leia também:

COMBUSTÍVEL MAIS BARATO: Gasolina cai na Grande Belo Horizonte para menos de R$ 6