FIM DO PRAZO PARA NEGOCIAÇÃO COM ZENIT É CRUCIAL PARA ‘MELAR’ IDA DO JOGADOR À RÚSSIA
O fim do prazo para a conclusão das negociações entre Cruzeiro e Zenit por Matheus Pereira nesta quinta-feira (20) foi crucial para ‘melar’ a ida do jogador à Rússia. De acordo com os jornalistas Samuel Venâncio Luiz Henrique Campos, do Central da Toca e da Samuca TV, o meio-campista não assinou o contrato proposto pelo clube da Rússia e seguirá na Raposa. Cruzeiro, Matheus e Zenit tinham um tempo curto até 17h59, pelo fuso horário, São Petersburgo. Como a Liberdade noticiou, Matheus Pereira chegou a fazer exames médicos enquanto se decidia sobre a saída e treinou parcialmente hoje na Toca da Raposa II.
PRAZO ENCERRADO
O prazo para a conclusão das negociações entre Cruzeiro e Zenit por Matheus Pereira se encerrou às 18h (de Brasília) desta quinta-feira (20). Isso porque a janela de inscrições na Rússia tinha prazo-limite até 17h59, já que, pelo fuso horário, São Petersburgo está seis horas à frente do horário de Brasília.
O camisa 10 avaliava a possibilidade de se transferir ao time do leste europeu desde terça-feira (18). O Cruzeiro aguardava a assinatura do jogador de 28 anos para concluir os últimos trâmites e sacramentar a venda.
VOLTAR À EUROPA
Ao recusar o Zenit, Matheus deixou de lado neste momento um desejo pessoal.
POSIÇÃO DO CRUZEIRO
O Cruzeiro se posicionou oficialmente sobre a permanência do meia Matheus Pereira. O atleta esteve próximo de ir para o Zenit, da Rússia, e chegou a fazer até exames médicos, mas na última hora, não houve acordo entre o jogador e o clube russo. Desta maneira, o jogador permanece na Toca da Raposa.
Conforme o Cruzeiro, tudo estava acertado entre os clubes, assim como entre o clube russo e o jogador. Porém, após os exames médicos feitos na tarde desta quinta-feira (20), houve desacordo entre Matheus Pereira e a diretoria do Zenit em relação ao contrato. Como o tempo estava escasso, já que a janela de transferências da Rússia fecharia às 18h desta quinta-feira (20), não foi possível negociar novos termos com o clube europeu.
Questões familiares também pesaram
De acordo com pessoas mais próximas a Matheus Pereira, o jogador estava inseguro de se transferir para a Rússia em função da gravidez da esposa, Talita, que está prestes a dar à luz ao filho Theo. Ao seu staff, Matheus Pereira demonstrou preocupação de que uma transferência para o leste europeu no momento seria desgastante para a família.
Neste quesito, pesaria, na decisão do atleta, o fato de São Petesburgo, cidade sede do Zenit, ser muito distante de Portugal, onde parte da família de Matheus Pereira reside. O fato de a esposa, em função da gravidez, também não poder encarar longas viagens aéreas no momento, seria outro empecilho para o aceite de Matheus Pereira.
NÚMEROS DO MEIA PELO CRUZEIRO
Emprestado em julho de 2023 pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, Matheus Pereira foi comprado pelo Cruzeiro em junho do ano passado. Na ocasião, a diretoria celeste desembolsou cerca de 5 milhões de euros (na cotação da época, R$ 30 milhões) pela contratação do atleta.
Ao todo, em quase dois anos de sua passagem pela Toca da Raposa II, Matheus Pereira soma 81 partidas pelo Cruzeiro, com 12 gols e 17 assistências. Pereira tem contrato com o Cruzeiro até junho de 2026.
Por Jardel Gama
Com informações de Luiz Henrique Campos e Samuel Venâncio, do portal Central da Toca e Samuca TV
Leia também: